Cepheid Talks

Debate sobre a sexualidade «para além do óbvio» nos cuidados primários reúne internos de MGF

“Sexualidade para além do óbvio” é o tema do webinar organizado pela Comissão Organizadora das III Jornadas do Internato de Medicina Geral e Familiar da ARS Lisboa e Vale do Tejo e que está agendado para 20 e 21 de novembro.

“Existe pouca formação nesta área, mas o médico de família deve saber como abordar estas questões ou não fosse a MGF uma especialidade que pretende ter uma abordagem abrangente, longitudinal e holística”, disse Rita Medeiros, da comissão organizadora.

A ideia do webinar surgiu quando a Comissão se viu impedida, por causa da pandemia, de realizar, este ano, as III Jornadas do Internato de MGF da ARSLVT. Evento esse que se prevê ter lugar em maio do próximo ano, em local a anunciar no webinar.


“Ao longo do Internato e da nossa carreira como especialistas vamos ser, inevitavelmente, confrontados com problemas relativos à sexualidade e é importante ter noção da melhor abordagem face às diferentes características do nosso utente”, sublinha Rita Medeiros, que está no 2.º ano do Internato de MGF na USF Marginal do ACES Cascais.



Rita Medeiros

Em declarações à Just News, a médica interna salienta que as particularidades de cada pessoa ou até a sua própria condição de saúde podem ser um desafio para os médicos de família:

“Ainda é um tema tabu e nunca podemos esquecer que tanto podemos ter alguém que fala sobre o tema sem qualquer constrangimento como outro que prefere não o fazer – e tem esse direito.”

Com este encontro, a comissão organizadora espera que os internos de MGF adquiram conhecimentos sobre esta área da saúde, sobretudo em contextos muito particulares e que podem suscitar mais dúvidas, tais como a sexualidade na doença oncológica, na patologia crónica ou no envelhecimento.

Além da MGF, a responsável informa que também já há inscrições de psicólogos e nutricionistas. “Revela como é, de facto, uma temática de interesse transversal e onde existem lacunas na formação; aliás, esta escolha teve por base um inquérito aos colegas da especialidade.”

Rita Medeiros mostra-se confiante no sucesso da iniciativa e garante que o objetivo da Comissão é "promover a formação de internos para internos”, porque é “a melhor forma de se ir ao encontro das reais necessidades formativas”.

Assumindo-se literalmente “fã da MGF”, considera que estas ações também são importantes para valorizar o Internato.


O webinar tem início com um módulo sobre "Sexualidade na doença oncológica", que conta com a intervenção da psicóloga clínica Maria Piedade Leão. A especialista, com especialização em Sexologia Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, integra o Grupo Multidisciplinar de Oncosexologia do IPO Coimbra.

O programa da formação "Sexualidade para além do óbvio" pode ser consultado aqui.

A incrição, "totalmente gratuita", pode ser efetuada aqui. Para mais informações: jornadasmgfarslvt@gmail.com

(Editado a 15 de novembro: Inscrições encerradas, por ter sido atingido o limite das 200 vagas disponíveis).




Jornal distribuído em todas as unidades de cuidados primários do SNS. 
Porque as boas práticas merecem uma ampla partilha entre profissionais!

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda