KRKA

Estomatologia: iniciativa pioneira «é uma prova da revitalização da especialidade»

Dar a conhecer linhas orientadoras e os princípios da Estomatologia foi o objetivo principal do evento “BOND de 1.ª Geração: Unindo os Internos de 1.º ano à Especialidade de Estomatologia”, que decorreu no dia 11 de janeiro, na Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial, no Porto.

“Foi a primeira vez que se realizou um evento deste género na nossa área, envolvendo os recém-chegados de todo o país e é uma prova da dinamização da especialidade de Estomatologia”, afirma Cristina Moreira, presidente da Comissão Nacional de Internos de Estomatologia (CNIE).

Partilhar conhecimentos "que não são abordados ao longo do curso de Medicina"

Organizado pela CNIE, estrutura autónoma da Associação dos Médicos Estomatologistas Portugueses (AMEP), o evento teve como finalidade criar uma oportunidade de partilha de conhecimentos e experiências de internos e para internos, sob alçada e validação de especialistas convidados bem do Colégio de Especialidade de Estomatologia da Ordem dos Médicos.

“Foi uma iniciativa pioneira em Portugal com o intuito de integrar os mais novos, dando-lhes a conhecer alguns aspetos basilares da Estomatologia que não são abordados ao longo do curso de Medicina, de forma a iniciarem um percurso mais consolidado”, indica Cristina Moreira.


O evento decorreu nas instalações da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial do Porto

Como realça ainda a médica interna do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), "a Estomatologia é uma especialidade médico-cirúrgica com um campo de atuação muito vasto", especificando a que se dedica: 

"À patologia do aparelho estomatognático, que inclui áreas como investigação, diagnóstico, profilaxia e tratamento de patologias como anomalias de crescimento orofacial, patologia dentoalveolar, patologia das glândulas salivares e da articulação temproromandibular, bem como da mucosa oral e demais tecidos que envolvem a cavidade oral, constituam ou não manifestação de doenças sistémicas.”

BOND: "união dos novos internos à especialidade"

Face a este leque de conhecimentos, a responsável vê com satisfação este evento, com um nome que se adequa ao objetivo: “O ‘bond’, usado na prática clínica diária, serve como elo de ligação de outros materiais à estrutura dentária, traçando o paralelismo com este evento e a união dos novos internos à especialidade, novos conceitos e novos pares.”


Cristina Moreira

Questionada sobre a realidade atual da Estomatologia, a médica do CHVNG/E mostra-se satisfeita. Cristina Moreira salienta que “esta é uma das mais antigas áreas da Medicina, reconhecida em Portugal como especialidade médica, desde 1911. Sobreviveu a um período de declínio e envelhecimento dos quadros hospitalares, mas assistimos recentemente a uma nova fase de revitalização e dinamização, não só fruto de especialistas dedicados, mas também do empenho e proatividade dos novos elementos.”

Na sua opinião, atualmente, os estomatologistas estão perante “um renascer” da sua área de conhecimento, esclarecendo que, “além do rejuvenescimento dos quadros e das novas iniciativas, este ano contamos ainda com mais um centro formador – passando a ser 8 a nível nacional, além dos 3 centros para estágios segmentares".

Por outro lado, acrescenta, "prevê-se também brevemente a alteração da duração da especialidade de 4 para 5 anos. Com toda esta envolvência, verifica-se uma renovação de conceitos e um novo dinamismo que motiva a atualização constante e a valorização do rigor profissional e científico”, conclui Cristina Moreira. 



O evento contou com a presença da quase totalidade de internos do 1º ano de todo o país, bem como de um grupo de especialistas representados pela comissão científica, pelo presidente do Colégio de Especialidade de Estomatologia e pelo presidente da Associação dos Médicos Estomatologistas Portugueses.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda