Cepheid Talks

«Está nas tuas mãos» ajuda a lidar com as doenças reumáticas nas crianças e jovens

Auxiliar os reumatologistas na gestão global da doença e alertar a população em geral para as doenças reumáticas em idades muito precoces é, no entender da médica Filipa Ramos, membro da associação ANDAI, algo que o livro “Está nas tuas mãos”, agora lançado, vai conseguir.

A FNAC do Colombo, em Lisboa, foi o palco escolhido para o lançamento deste livro, da autoria de Margarida Fonseca Santos, que dá a conhecer o impacto da doença reumática juvenil. A receita das vendas será entregue à Associação Nacional de Doentes com Artrites e Reumatismos da Infância.



Além de ter como público-alvo a comunidade em geral, Filipa Ramos, que é reumatologista no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, acredita que a obra possa também ser “um auxílio fundamental para a família e para os professores saberem lidar com estas patologias”. Será ainda uma forma de quebrar o mito de que as doenças reumáticas apenas afetam as pessoas mais velhas.

O reumatologista José António Melo Gomes, presidente da ANDAI, aproveitou para realçar a importância de se evitar “a ideia do coitadinho”, garantindo que “as crianças e os jovens que sofrem destas doenças conseguem, na maioria dos casos, fazer as mesmas coisas que os outros, mesmo que seja com ferramentas de apoio”.



Aquele especialista espera que a leitura do livro contribua para uma melhor gestão das doenças reumáticas crónicas e que haja uma maior sensibilização para as mesmas porque, “se há casos de jovens que se sentem ajudados na escola, outros são alvo de ações de grande crueldade”.



Melo Gomes não deixou de agradecer ainda à autora por doar todos os lucros da obra para as atividades da Associação.



Por sua vez, a escritora Margarida Fonseca Santos sublinhou que uma das principais mensagens que pretendeu passar, ao escrever “Está nas tuas mãos”, foi que “todos os que convivem com estas crianças e jovens podem ajudar a tornar o seu dia-a-dia mais leve e feliz”.



O livro “Está nas tuas mãos” integra a coleção Booksmile, chancela da 20|20 Editora.


José António Melo Gomes, Margarida Fonseca Santos e Filipa Ramos.




Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda