KRKA

Educação e Desporto: promover «a literacia física nas primeiras idades»

O Laboratório de Pedagogia (LaPed) da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) vai organizar, dia 28 de junho, o Seminário "A literacia física nas primeiras idades: onde tudo começa".

Ana Quitério, coordenadora da Comissão Pedagógica do LaPed, explica que "este é um tema central no desenvolvimento da educação e do desporto em Portugal".



Segundo a professora auxiliar do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da FMH, "vão ser focados aspetos de natureza científica, política e pedagógica, que fundamentam muitas das preocupações da atualidade inerentes aos estilos de vida das crianças e jovens portugueses".



Acrescenta ainda que o programa terá "especial ênfase na educação (especialmente a educação física no 1º ciclo), mas também aspetos transversais do sedentarismo e desenvolvimento integral dos jovens".



À semelhança de outras sessões de debate e esclarecimento promovidas pelo LaPed, o programa conta com um reputado leque de especialistas da FMH, mas igualmente de outras entidades e responsáveis de organismos. É o caso, nomeadamente, de Nuno Ferro, presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física, Luís Ribeiro, presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância

Na sessão de abertura estará presente José Alves Diniz, presidente da Faculdade de Motricidade Humana, bem como Marcos Onofre, coordenador do Laboratório de Pedagogia.

Carlos Neto, professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana, é o orador convidado para proferir a conferência que se realiza antes da sessão de encerramento, intitulada: "Simbioses entre processos formais e informais do desenvolvimento da literacia física".

A inscrição é gratuita e pode ser efetuada online até dia 28 de junho.

o programa completo pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda