KRKA

Diabetes: Nova coordenação do NEDM aposta na «diferenciação qualificada» dos internistas

Estevão Pape, médico internista do Hospital Garcia de Orta, é o novo coordenador do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEDM-SPMI) para os próximos 3 anos. O principal objetivo do seu mandato é apostar na “diferenciação qualificada” dos médicos internistas na área da Diabetologia.

Em declarações à Just News, Estevão Pape defende a criação de um programa de formação específica para quem acompanha as pessoas com diabetes. “Os especialistas em Medicina Interna que se dedicam à Diabetologia devem estar cada vez mais aptos nesta área, porque todos os estudos indicam que a doença vai aumentar nos próximos anos”, diz.




O novo responsável do NEDM relembra o estudo DIAMEDINT, da autoria do Núcleo, segundo o qual 25 a 30% das pessoas internadas nos serviços de Medicina Interna do Serviço Nacional de Saúde (SNS) são diabéticas. “Nalguns casos, esta percentagem chegou aos 38%, mais uma razão para estes profissionais estarem atualizados.”


Assim, e segundo o médico, a aposta na formação não se vai cingir ao Serviço Nacional de Saúde e "incluirá o setor privado".


Para que a resposta aos doentes seja a mais adequada, Estevão Pape garante que o NEDM vai apostar num “levantamento cadastral” do que se está a fazer no País na área da diabetes. “A investigação é muito importante. Atualmente, temos muito jovens dedicados à Diabetologia, é preciso dinamizar o estudo da diabetes”, afirma.

"Criar ainda mais pontes com os médicos de família"

Outro objetivo destes 3 anos é a ligação a outras entidades, como a Sociedade Portuguesa de Diabetologia, a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. Estevão Pape coloca um especial enfoque na MGF. “É preciso criar ainda mais pontes com os médicos de família, para se conseguir mudar o atual panorama desta doença, que é preocupante”, sublinha.


As entidades oficiais de saúde também não vão ser esquecidas. O médico internista quer sensibilizá-las para o papel dos especialistas em Medicina Interna na área da Diabetologia. “O nosso papel é essencial, somos o motor do SNS e o pilar no hospital em doenças crónicas e sistémicas, como é o caso da diabetes”, acrescenta.

"Uma equipa dinâmica"


Novo Secretariado do NEDM: Paulo Subtil, Joana Louro, Estevão Pape, Edite Nascimento, Mário Esteves e Rita Nortadas (ausente na foto: Ana Lopes)

Vários projetos programados para os próximos 3 anos terão como base “uma equipa renovada, jovem e dinâmica, como o são os elementos do secretariado do NEDM”, segundo garante Estevão Pape.


Secretariado do NEDM:

Coordenador: Estevão Pape (Hospital Garcia de Orta)
Coordenadora adjunta: Edite Nascimento (Centro Hospitalar Tondela-Viseu) 

Ana Lopes (Centro Hospitalar Universitário do Algarve)
Joana Louro (Centro Hospitalar do Oeste – Unidade Caldas da Rainha)
Mário Esteves (Centro Hospitalar Médio Ave – Unidade Famalicão)
Paulo Subtil (Centro Hospitalar Trás-Os-Montes e Alto Douro)
Rita Nortadas (Hospital Garcia de Orta)



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda