Cepheid Talks

Dependência de álcool, tabaco e internet: CHPL com «projetos diferenciados»

“A dependência do álcool tem uma dimensão muito importante, não só pelas implicações físicas que provoca no próprio (mais de 230 doenças), quer nas sociais, económicas e familiares.” As palavras são de Joana Teixeira, presidente da comissão organizadora das 1.as Jornadas dos Comportamentos Aditivos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL): "Álcool, Tabaco e Internet”.

Em declarações à Just News, a propósito desta reunião, que decorreu há dias, a médica refere que "o impacto destas dependências na sociedade portuguesa é grande”. No caso do alcoolismo, existem inclusive "efeitos diretos e indiretos por causa da sinistralidade e criminalidade associadas a esta adição".



Com base em estudos da Organização Mundial de Saúde, recorda que "Portugal tem consumos médios de álcool de 12,9 litros por pessoa por ano, o que é superior à média da Europa; além disso, cerca de 70% dos portugueses com idade igual ou superior a 15 anos consumiu nos últimos 12 meses bebidas alcoólicas diariamente ou com frequência semanal".

Um problema de saúde "que ainda não tem as respostas mais adequadas". Como alerta a médica psiquiatra, “a Rede Nacional de Alcoologia está definida no papel mas não se encontra de todo a funcionar, o que é um entrave no acesso ao tratamento; assim a referenciação dos doentes fica dificultada”.

CHPL com "projetos diferenciados"

Durante as Jornadas foi dado a conhecer algum do trabalho que tem sido desenvolvido no CHPL e das mais valias para utentes e profissionais. "A nossa equipa tem projetos interessantes e diferenciados, nomeadamente, no tratamento da dependência do álcool", sublinha Joana Teixeira, acrescentando:

"Gostava de destacar o projeto da Área de Dia (programa de reabilitação psicossocial que pretende promover a abstinência, prevenir as recaídas e ensinar a viver sem álcool) e da reabilitação cognitiva para os utentes com maiores defices cognitivos resultantes dos consumos".


Joana Teixeira

A médica refere também os bons resultados obtidos com a Consulta de Patologia Dual "para tratamento dos utentes com patologia alcoólica e outra patologia psiquiátrica".

Já no campo do tabagismo, o CHPL tem "uma intervenção especializada e intensiva para utentes prioritariamente com doença mental, mas que se encontra aberta ao público".

No âmbito da dependência da internet e de videojogos, apesar de "ainda existirem poucas intervenções especializadas", Joana Teixeira afirma: "A nossa equipa tem já em funcionamento uma consulta especializada para dar resposta a essa problemática".



Questionada sobre o balanço que faz das Jornadas, Joana Teixeira não hesita na resposta: "Foram um êxito. As pessoas estiveram sempre muito atentas e interviram bastante nas discussões."

Também a adesão foi animadora para a organização. "Tivemos 195 pessoas inscritas, de várias classes profissionais, desde médicos (várias especialidades), enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes", refere a psiquiatra. Quanto à apresentação de 15 pósteres, "são também um sinal do quanto este tema interessa aos profissionais de saúde”.


Elementos da Comissão Organizadora das 1.as Jornadas dos Comportamentos Aditivos do CHPL: 
- Atrás: Miguel Trigo (psicólogo clínico), Isabel Ganhão (psiquiatra), Lídia Moutinho (enfermeira), Sónia Ferreira (psicóloga clínica) e Afonso Paixão (psicólogo clinico);
- À frente: Rita Ramos (assistente social), Teresa Mota (psiquiatra), Jaime Ribeiro (psiquiatra), Paula Diegues (psicóloga clínica) e Joana teixeira (psiquiatra).



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda