Cepheid Talks

Medicina Interna do CHS organiza Congresso da Urgência com «temas clínicos e de gestão/organização»

A cidade de Setúbal acolhe, este fim-de-semana, o 4.º Congresso Nacional da Urgência, um evento do Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo (NEUrgMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

Organizado por uma comissão local composta por membros do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), o evento deste ano é presidido por António Martins Baptista, "internista dedicado e com grande experiência na área da Urgência e um dos ex-presidentes da SPMI", refere Susana Neves Marques, secretária-geral do 4.º Congresso Nacional da Urgência.

"Soluções insuficientes"

De acordo com a médica do CHS, que integra o NEUrgMI desde a sua criação, os problemas na Urgência residem em vários fatores, "alguns interdependentes", e dá alguns exemplos:

"Na dimensão dos próprios serviços de Urgência, na escassez de recursos humanos ou na desadequada qualidade dos mesmos, na incapacidade de drenagem de doentes por ausência de vagas de internamento a jusante, na desadequada referenciação, na insuficiente rede de cuidados de saúde primários, na má utilização por parte dos doentes/utentes, entre outros."

Refere também que, nos últimos anos, os organismos de gestão nacionais e internacionais também têm dedicado a sua atenção à problemática dos serviços de Urgência. Contudo, "as soluções têm sido insuficientes para resolver os problemas".

É neste contexto que se realiza o CNU, que pretende ser "um espaço de discussão e reflexão sobre a temática da Urgência, quer na sua vertente clínica, quer na sua vertente organizacional e de gestão".



"A importância da história clínica e do raciocínio diagnóstico"

É sob o lema "O que é frequente, é frequente!..." que este ano se realiza o CNU. Susana Neves Marques explica o motivo: "Esta é uma máxima que nos acompanha no nosso trabalho no serviço de Urgência e não só. Relembra a importância da história clínica e do raciocínio diagnóstico para identificação do problema do doente."

E acrescenta: "O trabalho em urgência representa, para grande parte de nós, médicos internistas e outros, 24 horas de dedicação semanal. É um trabalho exigente, extenuante, mas também gratificante e estimulante. Coloca-nos muitos desafios e apresenta-se com muitos problemas e dificuldades."

"Foco e motivação da Comissão Organizadora"

O 4.º CNU apresenta 2 dias de cursos pré-congresso sobre áreas de intervenção na Urgência, "que serão certamente motivo de interesse para todos os colegas", apresentando, nos dias 17 e 18 de novembro, "um programa variado de temas clínicos e de gestão/organização".

"Teremos, assim, mesas dedicadas ao sistema nervoso, ao coração, à infeção, à patologia médica da grávida e às intoxicações; mesas que irão discutir problemas organizacionais como hiperfrequentadores, sistemas de triagem, planos de contingência, equipas multidisciplinares, unidades diferenciadas, utilização de exames complementares de diagnóstico; e conferências sobre reanimação extracorporal e futilidade terapêutica."


Comissão Organizadora: Ermelinda Pedroso, Bárbara Lobão, Sónia Sousa, Susana Neves Marques, Eugénio Dias, Beatriz Navarro, Hugo Casimiro, Paula Lopes e Pedro Carreira (ausente)  

A conferência de abertura será proferida pela coordenadora do NEUrgMI, Maria da Luz Brazão, "que dar-nos-á a conhecer o Serviço de Urgência, desde a realidade atual até àquele que será o ideal", refere Susana Neves Martins, afirmando que o painel de palestrantes e moderadores "será certamente mais um motivo de interesse na participação de todos".

A médica do CHS que, sublinha, "com grande prazer e orgulho" aceitou o desafio de ser a secretária-geral deste Congresso, faz questão de destacar "o trabalho desenvolvido, o foco e motivação de todos os elementos da Comissão Organizadora no sentido de garantir que este 4.º CNU seja um sucesso".
 

O programa pode ser consultado aqui.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda