KRKA

Cuidados primários «mais direcionados para a saúde do que para a doença»

Subordinado ao lema "Viver a saúde em Matosinhos", realizou-se, há dias, o 1.º Encontro do ACeS Matosinhos. Segundo Carla Ponte, presidente do Conselho Clínico e de Saúde daquele Agrupamento, que se insere na Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), “a formação e a partilha de experiências e conhecimentos entre diferentes grupos profissionais foram os grandes objetivos do evento”.

Referindo-se ao lema escolhido, Carla Ponte afirmou que o mesmo surgiu da ideia de que “os cuidados de saúde primários são mais direcionados para a saúde do que para a doença”, o que conduziu a que o programa do evento se tenha centrado na questão da prevenção.


Comissão Organizadora do Encontro

Assim, com base no Plano Local de Saúde, “tendo em conta as necessidades da população de Matosinhos, mas também a globalidade e continuidade de cuidados de saúde primários”, foram abordados temas relacionados com as várias fases do ciclo de vida: “Nascer saudável em Matosinhos”, “Estilos de vida na infância”, “Comportamentos saudáveis na adolescência” e “Saúde cardiovascular e respiratória”.



O evento, que teve lugar no auditório do Hospital Pedro Hispano, contou com cerca de 200 participantes, maioritariamente pertencentes ao ACeS Matosinhos, embora tenham estado alguns profissionais de outros agrupamentos de centros de saúde.

Na sessão de abertura, além de Carla Ponte, intervieram Pimenta Marinho, presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, Henrique Botelho, coordenador nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na área dos cuidados de saúde primários (CSP), Victor Herdeiro, presidente do Conselho de Administração da ULSM, e Ângela Miranda, vereadora da Câmara Municipal de Matosinhos.



Comissão Organizadora integra diversos grupos profissionais

Segundo a médica de família da USF Porta do Sol, a ideia de organizar o Encontro do ACeS Matosinhos surgiu em 2016, numa das reuniões de coordenadores do ACeS, onde foi lançado este desafio por Alice Martins, coordenadora da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) Senhora da Hora.

De seguida, como presidente do Conselho Clínico, Carla Ponte falou com as várias Equipas de Saúde Familiar que compõem aquele agrupamento de centros de saúde "e todas tinham vontade que fosse organizado um evento desta natureza" e consideravam que seria concretizável.



De acordo com a responsável, foi dada a oportunidade a todas as unidades dos CSP que compõem o ACeS da ULSM de se proporem a integrar a Comissão Organizadora do evento, ou seja, às unidades funcionais dos centros de saúde de Matosinhos, de Leça da Palmeira, da Senhora da Hora e de S. Mamede Infesta - unidades de saúde familiares (USF), unidades de cuidados de saúde personalizados (UCSP), e UCC - e também à Unidade de Saúde Pública (USP).



No final, a organização ficou a cargo de um grupo constituído por cerca de 25 elementos de diversas classes profissionais, nomeadamente médicos, enfermeiros, secretários clínicos nutricionistas, assistentes sociais, entre outros.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda