Cepheid Talks

Congresso de OncoSexologia permite aos três IPO partilharem experiências

“Sexualidade para além do cancro – passado, presente e futuro” é o tema do Congresso Nacional de OncoSexologia 2022, organizado pelo Grupo Multidisciplinar de OncoSexologia do IPO de Coimbra. Programado para a primavera de 2022, em Coimbra, conta com a colaboração dos dois outros institutos oncológicos nacionais.

Foi em 2016 que o Grupo Multidisciplinar de OncoSexologia do IPO de Coimbra foi reconhecido formalmente, sob a coordenação do urologista Ricardo Godinho. Este projeto foi inicialmente proposto com elementos de várias especialidades, destacando-se o papel fundamental de Isabel Morais, enfermeira coordenadora do Gabinete de Estomaterapia.

“Nas conversas que íamos tendo, identificámos a necessidade da vertente da sexualidade no doente oncológico, e aí surgiu o estímulo de criarmos um grupo dedicado ao tema”, refere Ricardo Godinho.

Reunida uma equipa multidisciplinar, neste momento integram este grupo cerca de duas dezenas de especialistas de diferentes áreas, como Cirurgia Geral, Endocrinologia, Estomaterapia, Ginecologia, Medicina Interna e Cuidados Paliativos, Oncologia Médica, Patologia Clínica, Psicologia, Psiquiatria, Radioncologia e Urologia. Para si, “a multidisciplinaridade é o melhor conceito da Saúde, porque só assim é possível construir mais e evoluir”.


Ricardo Godinho

Tendo debatido ideias com o IPO de Lisboa, que já detinha uma Clínica de OncoSexologia, é agora desejo do urologista que esta área de trabalho se estenda ao IPO do Porto. “Não há dúvida que a sexologia nos doentes oncológicos não estava a ser discutida e que os IPO são as estruturas certas para esse fim”, destaca.

Foi também com este propósito que o Grupo Multidisciplinar de Oncologia do IPO de Coimbra convidou os dois outros institutos oncológicos nacionais a colaborar na organização do Congresso Nacional de OncoSexologia. “Este Congresso servirá de mote para os três IPO aprenderem uns com os outros e partilharem experiências”, realça.

Este evento, que acontecerá nos próximos meses, debaterá temas como “As consequências psicossexuais no diagnóstico de cancro”, “Cancro e sexualidade”, “OncoSexologia nos IPO’s” ou “Ostomias e Sexualidade”.



O programa pode ser consultado AQUI (ainda com as datas inicialmente previstas. O evento foi entretanto adiado para a primavera de 2022).

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda