Coimbra vai acolher a última «Atualização em Medicina Geral e Familiar» de 2024
É já na próxima terça-feira que a LIVE Med encerra o programa de Atualização em Medicina Geral e Familiar 2024 em Portugal. De acordo com o médico de família Nelson Rodrigues, responsável por este projeto a nível nacional, a expectativa é elevada: "Em 2023 tivemos 105 participantes este ano temos neste momento 130 inscritos, mas certamente vamos ter mais."
Quanto às outras cinco conferências já realizadas em diferentes cidades do país, segundo o responsável, os resultados também não poderiam ser melhores. Não só porque "o entusiasmo dos participantes é uma constante", como a adesão foi um grande sucesso, já que "todas as outras sessões superaram os números dos anos anteriores".
No caso específico da cidade de Lisboa, que reúne o maior número de inscritos, "tivemos 255 participantes, o que consideramos um número excelente", refere.
Nelson Rodrigues
Programa ajustado e "conteúdo atualizado"
Segundo Nelson Rodrigues, apesar de atualmente existir uma grande oferta formativa a nível nacional, as características diferenciadoras deste projeto fazem com que as sessões continuem a ter uma grande adesão, fazendo questão de destacar, desde logo, a "qualidade das palestras e oradores".
Sublinha que, em cada ano, "procuramos abordar os temas mais relevantes para MGF, e graças à qualidade dos prelectores e uma coordenação científica atenta, conseguimos manter um excelente nivel nas comunicações e um conteúdo é atualizado".
Por outro lado, menciona a importância de "realizarmos as sessões em locais de modo a que os participantes não tenham que deslocar-se grandes distâncias e também o facto da formação ser gratuita". No seu conjunto, e dado tratar-se já da 9.ª edição deste programa no nosso país, considera que é um projeto que está já bem enraizado na formação para MGF em Portugal?
Alunos antigos e novos
Quanto aos participantes, e também por o programa ir sendo renovado e atualizado a cada ano, Nelson Rodrigues indica que "muitos dos participantes acabam por repetir a experiência nos anos seguintes, pois gostam realmente do formato do curso".
No entanto, refere que "é também um facto que conseguimos captar um número considerável de novos colegas em cada ano".
E acrescenta: "No total, este ano contámos com 61 participantes em Viseu, 170 no Porto, 225 em Lisboa, 83 em Évora e 157 em Braga. Ou seja, 726 até ao momento."
10.º aniversário
Perspetivando a edição do próximo ano, onde será comemorado o 10.º aniversário deste programa de Atualização em Medicina Geral e Familiar em Portugal, Nelson Rodrigues adianta desde já uma novidade: "Estamos analisar a possibilidade de transformar o curso de Lisboa em um Congresso de dois dias."
O programa da sessão de Coimbra pode ser consultado aqui.
Podem ser consultadas mais informações aqui.
Email: cursos@livemed.in