Cepheid Talks

Centro Hospitalar do Porto vai organizar as 1.as Jornadas de Psiquiatria e Saúde Mental

Além de psiquiatras e psicólogos de diversas unidades do país, as I Jornadas do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Porto (CHP) contam também com a participação de profissionais de Medicina Geral e Familiar, Neurologia, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Pedopsiquiatria.

Agendado para dias 2 e 3 de março, o evento terá lugar no Auditório Municipal de Gondomar, sob o lema: "Prestar e Integrar Cuidados em Saúde Mental: Hospital, ACeS e Comunidade".

"trabalhar a partir da comunidade"

"Saúde Mental para o séc. XXI em Portugal: Que faremos com este plano?" é o tema de umas das duas conferências que se realizam ao longo do dia. Esta palestra será proferida pelo psiquiatra Miguel Xavier, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e co-autor do Programa Nacional de Saúde Mental. Já a moderação estará a cargo de Alice Lopes, diretora do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHP.

De acordo com médica, "a procura permanente de boas práticas, justifica a escolha dos temas para debate: a necessidade de discussão entre os parceiros responsáveis pela implementação dos serviços (Hospital, ACeS e Comunidade), o Plano Nacional de Saúde Mental, a multidisciplinariedade como base e motor da concretização dos objetivos a alcançar e a importância da reabilitação no tratamento dos nossos doentes".



Alice Lopes faz questão de recordar que o Serviço que dirige, criado em 2008, "tem, até agora, desenvolvido a sua atividade na prestação de cuidados em ambulatório. Primeiro como Unidade de Psiquiatria de Ligação e Psicologia da Saúde e depois (2011) como Unidade de Psiquiatria Comunitária/Equipa Local de Saúde Mental, em Gondomar."

E acrescenta: "este tem sido um enorme desafio organizacional: implantação de uma Unidade no hospital e criação de uma ELSM, a trabalhar a partir da comunidade e em colaboração com os Cuidados de Saúde Primários".

"uma ideia a reabilitar”

A realização destas primeiras Jornadas do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental surgem no seguimento da ação realizada em outubro do ano passado, precisamente em Gondomar.



Intitulada “Saúde Mental – uma ideia a reabilitar”, a iniciativa, que foi acompanhada pela Just News, decorreu no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental e em foco esteve igualmente o empenho em promover a articulação com os cuidados de saúde primários.

Na altura, Paulo Barbosa, presidente do Conselho de Administração do CHP, lembrou que o envelhecimento da população está associado ao crescimento do número de casos de doenças mentais, "devem ser abordadas não só pelas especialidades hospitalares, como a Psiquiatria, a Medicina Interna ou a Neurologia, mas também, obviamente, pela Medicina Geral e Familiar".


Elementos da Comissão Organizadora da iniciativa: Anabela Faria, Sara Viveiros, Olga Brites, Jorge Pereira, Sara Moreira e Alice Lopes

Para mais informações e para efetuar a inscrição: eventos@norahsevents.com


O programa pode ser consultado aqui.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda