Cepheid Talks

Celebrar 50 anos de Administração Hospitalar e «o contributo na construção do SNS»

Organizada pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APHA), junto com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), a cerimónia comemorativa dos "50 anos de Administração Hospitalar em Portugal" realiza-se dia 24 de abril, em Lisboa, no Salão Nobre da ENSP.

Entrega do Prémio Coriolano Ferreira

O evento, que decorrerá da parte da tarde, fica marcado pelo momento de homenagem a Coriolano Ferreira. Para João Pereira, diretor da ENSP, "é, provavelmente, a figura mais marcante" no desenvolvimento da instituição que representa.

Será igualmente entregue o Prémio Coriolano Ferreira ao melhor aluno do Curso de Especialização em Administração Hospitalar (CEAH) em 2018, sendo esta a primeira edição do prémio. A sessão de lançamento decorreu precisamente no dia 27 de abril do ano passado, dia da publicação dos dois decretos-lei que criaram e regulamentaram a carreira de administração hospitalar.

De acordo com João Pereira, "não podia haver figura mais marcante do que a do Prof. Coriolano Ferreira para designar o prémio para o curso de Administração Hospitalar”.

Também Alexandre Lourenço, presidente da APAH, reconhece a grande relevância do “pai da ENSP”, sublinhando ser importante recordar que "a história de gestão em saúde e da gestão hospitalar não começou ontem”.


Alexandre Lourenço e João Pereira, durante o lançamento do Prémio Professor Coriolano Ferreira

A iniciativa está inserida nas comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde, havendo, aliás, também um momento para reconhecer "o contributo dos administradores hospitalares para a construção do SNS".

Antes da sessão de encerramento, será ainda lançado o livro "50 anos em 20 olhares. O percurso da Administração Hospitalar em Portugal".

O programa da comemoração pode ser consultado aqui.

Administração Hospitalar: incentivar a "investigação e o ensino"

Instituído pela primeira vez em 1996, distinguindo anualmente o melhor aluno do Curso de Especialização em Administração Hospitalar (CEAH) da ENSP, o prémio Coriolano Ferreira é agora relançado, após alguns anos de interregno.

Além de prestar homenagem a Coriolano Ferreira, com esta iniciativa, a APAH e ENSP têm como objetivo "dinamizar a investigação e o ensino em Administração Hospitalar".


Maria José Lima e Luís Eva Ferreira (filhos de Coriolano Ferreira), João Pereira, Alexandre Lourenço, Sílvia Lopes (docente e coordenadora do CEAH) e Luís Graça (professor jubilado da ENSP)

Fundador e diretor da ENSP

Coriolano Ferreira (1916-1996) foi professor, administrador hospitalar, governante, legislador e um dos fundadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), tendo sido homenageado em 2016, por ocasião do centenário do seu nascimento, na escola que ajudou a criar. 

Os diplomas desenvolvidos por Coriolano Ferreira vieram, em 1969, dar origem à criação, na Escola Nacional de Saúde Pública e de Medicina Tropical, do curso de Administração Hospitalar, cuja primeira edição teve início em outubro de 1970.

Fundador da Revista Portuguesa de Saúde Pública em 1983, Coriolano Ferreira foi também diretor da ENSP durante uma década (1976-86) e considerado o primeiro administrador hospitalar português. Exerceu funções nos Hospitais da Universidade de Coimbra e nas unidades hospitalares de Santa Maria e de São João. Integrou também um grupo de trabalho da OMS, encarregado de criar o primeiro curso de administração hospitalar.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda