KRKA

Cardiologia de intervenção: oclusões totais coronárias com cirurgias ao vivo em Santa Maria

Focus on CTO” foi o tema do Curso New Frontiers in Cardiology, que se realizou, esta quinta-feira, na Aula Magna do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

“A reunião está focada num assunto que, apesar de ser um tema de nicho, preocupa os profissionais da área da Cardiologia de Intervenção - as oclusões totais coronárias (CTO)”, referiu Fausto Pinto, chairman do curso e diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, responsável por esta organização.



"Estas oclusões têm algumas características específicas em termos técnicos e, no âmbito de um programa educativo que temos vindo a promover envolvendo as várias áreas da Cardiologia, decidimos, este ano, fazer um curso monotemático sobre este tema", explicou o cardiologista, em declarações à Just News.



Fausto Pinto afirmou ainda que, "embora se trate de doentes não muito frequentes, quando necessitam de uma intervenção, é necessária uma estratégia clara e que o procedimento, do ponto de vista técnico, seja feito nas melhores condições possíveis".



Além da componente teórica, os cerca de 200 participantes neste curso puderam assistir à transmissão em direto de intervenções efetuadas por uma equipa do Serviço de Cardiologia do CHLN já com alguma experiência nesta área e liderada pelo cardiologista Pedro Cardoso, com a participação de três peritos estrangeiros, "referências mundiais da área".

Durante a sessão de boas-vindas, a cargo de Fausto Pinto e de Pedro Canas da Silva, co-chairman do curso e coordenador da Unidade de Cardiologia de Intervenção, este especialista referiu-se ao “programa aliciante” do New Frontiers in Cardiology - Focus on CTO e abordou temas técnicos e científicos associados a esta área da Cardiologia de Intervenção, que é, seguramente, “uma das suas últimas fronteiras”.

Pedro Canas da Silva chamou ainda a atenção para o trabalho que foi desenvolvido pelos course directors, Diogo Torres, Eduardo Infante de Oliveira e Pedro Cardoso.

Pedro Canas da Silva, James Spratt, José Rumoroso, Gerald Werner, Fausto Pinto e Pedro Cardoso, durante a entrega das Medalhas da Faculdade de Medicina de Lisboa aos três especialistas estrangeiros.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda