Cepheid Talks

Cabo Verde vai ter Unidade de Cirurgia Ambulatória com o apoio de Portugal

É já em maio que está previsto o arranque da primeira Unidade de Cirurgia Ambulatória (UCA) em Cabo Verde, "e para a qual julgo que demos um contributo importante", afirma Carlos Magalhães, presidente da Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA).



Em declarações à Just News, o médico explica que este apoio e intervenção em Cabo Verde se insere num amplo projeto, desenvolvido em colaboração com a Associação Internacional de Cirurgia Ambulatória, que visa "a implementação da Cirurgia Ambulatória ao nível dos países africanos e da América Latina, onde esta área não tem ainda expressão".



A Portugal coube a responsabilidade de tentar lançar esse projeto nos países africanos, começando pelos lusófonos. E foi neste contexto que a APCA prestou apoio e formação, conforme indica Carlos Magalhães:

"Tivemos a oportunidade e a honra de estar recentemente em Cabo Verde. Fizemos um primeiro curso de formação, intitulado ´Teach the Teachers`, que contou com a participação de uma centena de profissionais de saúde".

A intervenção da APCA, com uma vertente simultaneamente teórica e prática, culmina agora na abertura da Unidade de Cirurgia Ambulatória, que ocorre já no próximo mês, tratando-se da "primeira unidade organizada com os critérios de Cirurgia de Ambulatório".



De acordo com o médico, o objetivo é continuar a replicar, em outros países, projetos de Cirurgia de Ambulatório que, "de algum modo, serão solução para as patologias que têm listas de espera muito grandes".



Para o presidente da APCA, que dirige atualmente a Unidade de Cirurgia Geral de Ambulatório do Centro Hospitalar do Porto, não há dúvida: “Esta pode ser uma resposta a muitos problemas de saúde de países que nos são próximos!”

APCA comemora 20.º aniversário



O arranque desta Unidade de Cirurgia Ambulatória em Cabo Verde tem lugar precisamente no mês em que a APCA realiza o seu Congresso, de periodicidade bienal. A edição deste ano decorrerá em Lisboa, de 27 a 29 de maio e fica marcada pela comemoração dos 20 anos da APCA.

O evento contempla também a realização da X Reunião Nacional de Enfermagem para Cirurgia Ambulatória e o VII Congresso Ibérico de Cirurgia Ambulatória.

Para mais informações: http://www.apca.com.pt/ 



A entrevista completa com Carlos Magalhães poderá ser lida na edição de abril do Hospital Público.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda