Auxiliares de ação médica com «papel fundamental» na logística hospitalar

"Os auxiliares de ação médica desempenham um papel fundamental e estruturante na equipa multidisciplinar que presta cuidados aos nossos doentes", afirmou à Just News Teresa Simões, enfermeira-diretora do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), no âmbito da realização do simpósio dirigido a auxiliares de ação médica.

Já na sua segunda edição, o evento, que decorreu em maio, voltou a despertar um grande interesse e constituiu, uma vez mais, "uma oportunidade de partilha de conhecimentos, metodologias de trabalho e exemplos de boas práticas que potenciam a atualização de competências”.



Dedicado este ano ao papel destes profissionais na logística hospitalar do HBA, o simpósio visou evidenciar o trabalho que realizam nas mais diversas áreas:

Desde o internamento médico-cirúrgico ao bloco operatório, passando pelas melhorias instituídas com impacto na central de esterilização, higienização das incubadoras, prevenção e cuidados a haver perante o derrame de citostáticos e de sangue. Também em foco esteve a dinamização do trabalho em rede com o Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA).



“trabalhamos um pouco na sombra"

Anabela Xavier, auxiliar de ação médica do internamento médico-cirúrgico, apresentou uma comunicação sobre “o contributo do AAM na logística do internamento médico-cirúrgico”, em conjunto com Cristina Lopes. Na sua opinião, o simpósio é importante não só para dar a conhecer o trabalho que cada profissional realiza na respetiva área mas também para “conhecer o trabalho dos colegas e saber o que se faz no nosso hospital”.

Já Cristina Lopes assinala que “trabalhamos um pouco na sombra. Os serviços aparecem abastecidos e ninguém sabe como. É importante falarmos sobre o nosso trabalho para não passarmos despercebidos”.


Anabela Xavier, Cristina Lopes e Paulo Batoque

Paulo Batoque, cuja intervenção incidiu sobre “o AAM no funcionamento do bloco operatório", explicou que este “é um serviço muito específico mas que abrange várias especialidades cirúrgicas, onde o auxiliar de ação médica tem um papel essencial no apoio à equipa de enfermagem e médica durante e depois da cirurgia”.

Os AAM estão representados no Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos. “Esse é um trabalho que também passa muito por nós. A desinfeção dos equipamentos e materiais é fundamental para evitar a transmissão de infeções”.


Auxiliares de ação médica do HBA - a Just News fez questão de enriquecer esta notícia com alguns dos principais protagonistas e, dias após o simpósio, deslocou-se ao hospital, reunindo: Daria Gaspar, Ana Calaia, Paulo Batoque, Anabela Xavier, Cristina Lopes, Ana Vinhas, Patrícia Pereira, Esmeralda Pedro e Ana Lima.

"Atualização de competências neste grupo profissional"

Rosa Pereira, enfermeira responsável da Urgência Pediátrica e membro da comissão organizadora, o desempenho dos auxiliares de ação médica pode passar inadvertido num grande hospital mas, na realidade, "sem eles não conseguimos levar a cabo as nossas tarefas diárias".


Rosa Pereira, Luísa Caldas e Teresa Simões

“À semelhança do ano passado, o simpósio constituiu um êxito”, tendo reunido mais de 100 auxiliares de ação médica e alguns profissionais de Enfermagem do Hospital Beatriz Ângelo, do Grupo Luz Saúde e de outras unidades externas.



Um evento "aberto ao exterior"

"Este evento veio preencher a lacuna que existia em termos de partilha de experiências e de atualização de competências neste grupo profissional", referiu Luísa Caldas, enfermeira coordenadora de Programas Transversais (que inclui a formação da área assistencial de Enfermagem) e responsável pela organização do simpósio.



"Sabemos bem que existe pouca oferta nesta área. Por esse motivo, este ano decidimos abri-lo ao exterior, dando oportunidade de nele participarem profissionais de outras organizações".

A abordagem transversal dos temas escolhidos pela comissão organizadora é considerada "uma característica importante" de um evento que envolveu representantes de "todas as áreas de atividade dos auxiliares de ação médica".

Na perspetiva da enfermeira Luísa Caldas, "o conhecimento destes profissionais relativamente ao trabalho desenvolvido por colegas de outros setores é fundamental na gestão de uma logística hospitalar complexa que visa, essencialmente, prestar os melhores cuidados aos nossos doentes". 


Comissão Organizadora com alguns dos palestrantes




Distribuído, de forma transversal, em cada unidade hospitalar do SNS, o jornal Hospital Público promove a partilha de boas práticas, processos de melhoria contínua, projetos inovadores e iniciativas implementadas por profissionais dos hospitais públicos.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Médicos de família assinalam Dia Mundial da Asma 2019 na Sertã