Associação Portuguesa de Deficientes promove 6ª edição do Prémio Dignitas
Até dia 31 de março está aberto o processo de candidatura à 6ª edição do Prémio Dignitas, uma distinção da Associação Portuguesa de Deficientes, que conta com o apoio da MSD. O Prémio Dignitas destina-se a premiar os melhores trabalhos, publicados ou difundidos nos órgãos de comunicação social portugueses, por profissionais da comunicação social, subordinados ao tema da deficiência e que promovam a dignidade das pessoas com deficiência, os seus direitos humanos e a sua inclusão social.
Podem concorrer profissionais da comunicação social portugueses ou residentes em Portugal e as candidaturas poderão ser individuais ou coletivas. Desde a edição anterior, que podem igualmente candidatar-se ao Prémio Dignitas estudantes de Comunicação das Escolas Superiores e Faculdades de todo o País. Os trabalhos nas categorias de Jornalismo e de Estudante não são cumuláveis.
O Prémio Dignitas Jornalismo Universitário, distingue o melhor trabalho universitário desenvolvido por estudantes universitários, a título individual, e que tenham sido objeto de classificação pelo respetivo docente no decorrer de 2013. Criado em 2009, o Prémio Dignitas assinala este ano a sua sexta edição. As matérias a concurso, publicadas em 2013, terão necessariamente que ser editadas em português. O 1º Prémio é de 4.000,00 euros e os restantes são de 2.000,00 euros cada um (Imprensa, Rádio, Televisão e Jornalismo Digital).
No caso do Prémio Dignitas Jornalismo Universitário, o prémio é de 1.500,00 euros. O Júri poderá ainda atribuir Menções Honrosas.
A atribuição do Prémio Dignitas será efetuada no dia 5 de maio, considerando que o dia 3 de maio, data em que se assinala o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, é este ano a um sábado.
O júri responsável pela avaliação das candidaturas é composto por um representante da Associação Portuguesa de Deficientes, um representante da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, um representante da Amnistia Internacional e duas personalidades a designar.
O regulamento do Prémio Dignitas pode ser consultado aqui.