Allergy & Respiratory Summit 2025 já ultrapassou os 1.200 inscritos

Rui Costa reconhece que a 1.ª edição do Allergy & Respiratory Summit, realizado no início de 2024, em Lisboa, “superou todas as expectativas”, registando perto de 750 participantes, entre presenciais e online. Número que, entretanto, já foi superado relativamente à 2.ª edição deste evento, a decorrer no Porto, em fevereiro de 2025, tendo-se atingido, agora no final de novembro, os 1200 inscritos.


Rui Costa

A concretização deste projeto de educação médica, cuja continuidade está garantida, resulta da vontade dos seus dois coordenadores, Rui Costa e Mário Morais de Almeida, que estão seguros de uma coisa: “A partilha de conhecimento que se promove irá traduzir-se, com certeza, em melhores resultados de saúde para as populações que servimos.

Um programa científico abrangente e diversificado”

O Allergy & Respiratory Summit de 2025 apresenta um programa científico que não é diferente do da 1.ª edição no que respeita a dois aspetos importantes: “É muito abrangente e diversificado, incluindo palestras interativas e didáticas, envolvendo especialistas de MGF, de Imunoalergologia e de Pneumologia”, resume Rui Costa, em declarações à Just News.

O primeiro dia do evento inicia-se com uma sessão intitulada “DPOC e SAOS – um casamento para a vida?”, com a participação da pneumologista Marta Drummond e de Cláudia Vicente, atual coordenadora do GRESP. Ainda durante a manhã de 13 de fevereiro, outra pneumologista, Raquel Duarte, e Jaime Correia de Sousa (MGF) debruçam-se sobre a “Tuberculose pulmonar no século XXI”. À tarde, sobre “A condição pós-covid – o que saber” falará o também pneumologista Filipe Froes.


Já na sexta-feira, dia 14, destaca-se a sessão “Será alergia ou intolerância alimentar?”, em que participam Eurico Silva (MGF) e os imunoalergologistas Helena Pité e Mário Morais de Almeida.



Asma e DPOC: como agir quando há "sobreposição de ambas as doenças"

De realçar também a presença na reunião de um convidado estrangeiro, o especialista em Imunoalergologia espanhol Ignacio Ansotegui. Participará na sessão dedicada à rinite alérgica e à rinossinusite e também no Hot Topic “10 mandamentos da asma e da DPOC, neste último caso, em conjunto com Rui Costa, que esclarece:

“O que se pretende é arrumar as ideias em relação a estas duas patologias, isto é, deixar claro quando fazer o diagnóstico e tratar a asma e a DPOC, bem como agir quando nos deparamos com aqueles doentes que têm a sobreposição de ambas as doenças.”

“Nesta próxima edição do Allergy & Respiratory Summit também falaremos, por exemplo, do mundo da asma na criança e no desportista e da cessação tabágica. Ainda nos focaremos num tema que suscita muitas dúvidas, que tem que ver com o percebermos se estamos perante um caso de alergia ou de intolerância alimentar”, acrescenta o médico.

De referir que, a propósito do tema da tosse crónica, que integra o Programa do evento, está previsto o lançamento de um livro, editado pela Lidel e da autoria de Mário Morais de Almeida e Rui Costa.

E se na 1.ª edição do Summit a interpretação de provas de espirometria foi o exercício promovido no jogo interativo realizado, agora terá lugar, em moldes semelhantes, a Allergy Respiratory League, Todos os participantes, presenciais ou online, vão ser desafiados a responder a questões ligadas a aspetos essenciais das doenças respiratórias e alergológicas ou até de cultura geral.

Finalmente, mais uma novidade: na manhã do 3.º dia, sábado, vão decorrer dois cursos, ambos dirigidos preferencialmente a farmacêuticos e enfermeiros, sobre vacinação no adulto e técnica inalatória. Rui Costa justifica a importância dos mesmos:

“Consideramos que estes dois grupos de profissionais têm um papel cada vez mais relevante no ambulatório nestas duas áreas, tanto no esclarecimento e no ensino da técnica inalatória das pessoas com asma ou DPOC como na vacinação da nossa população.”

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda