KRKA

38.º aniversário do SNS: Centro Hospitalar do Médio Tejo «saiu à rua»

Foram vários os profissionais do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) que, na última sexta-feira, fizeram questão de celebrar os 38 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), participando nas ações que se realizaram em Torres Novas, Tomar e Abrantes. Ana Paula Eusébio, vogal do Conselho de Administração (CHMT) e enfermeira diretora, adianta que as atividades "foram recebidas com muito agrado pela população".


Ana Rita Cardoso (médica), Cristina Gonçalves (médica), Joana Gonçalves (nutricionista), Carla Monteiro (enfermeira) e Esmeralda Silvestre (enfermeira). Foto: Hospital de Dia de Diabetes - CHMT

A iniciativa, que "levou o CHMT à comunidade", procurou reunir profissionais e população, quer para comemorar os 38 anos do SNS em conjunto, bem como para continuar a "informar e prevenir" os utentes sobre cuidados a ter com a sua saúde.



Em Torres Novas e Abrantes, foram realizados rastreios à população, que incluíram a medição de tensão arterial, glicemia e colesterol. No caso de Tomar, foi promovida uma sessão muito prática sobre alimentação saudável, que teve lugar no Mercado Municipal e que incidiu "na informação e prevenção da obesidade e diabetes".
 


Segundo Ana Paula Eusébio, estas atividades, que contaram com o apoio das autarquias onde estão instaladas as três Unidades hospitalares (Abrantes, Tomar e Torres Novas), suscitaram um interesse e uma adesão "muito satisfatória" por parte da população.



Relativamente aos rastreios, acrescenta a enfermeira diretora que são "uma das principais formas de sensibilizar a população para a importância de adotar estilos de vida adequados e controlar os fatores de risco conhecidos, tais como hipertensão arterial, hipercolesterolemia, tabagismo, sedentarismo e stress psicossocial".

Ana Paula Eusébio enaltece ainda "os profissionais de saúde do CHMT que participaram nesta iniciativa e que mais uma vez foram ao encontro da população".



Nas instalações das unidades hospitalares do CHMT a data foi ainda celebrada com um momento de exercício físico, realizado nos átrios da consulta externa, dinamizado pelo Serviço de Medicina Física e Reabilitação, e que juntou profissionais e utentes.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda