Cepheid Talks

Opinião

Polifarmácia na população idosa: «O médico deve evitar, sempre que possível, a cascata de prescrição»


Márcia Kirzner

Professora de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior. Membro do Secretariado do NEGERMI - Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna.



A população idosa apresenta maior risco de patologias associadas ao processo de envelhecimento e, como consequência inevitável, necessita de muitos medicamentos para o controlo dessas patologias.

A polifarmácia definida neste texto como sendo o uso de cinco ou mais medicamentos é um problema de saúde muito grave nos idosos, dado que está associada a um maior risco de iatrogenias, quedas, delírio, incontinência urinária, desnutrição e dificuldades na adesão ao tratamento. Por tudo isso, a polifarmácia, historicamente, tem sido associada a uma “má prescrição médica”.

Entretanto, é muito importante salientar que a polifarmácia pode ser “um mal necessário”, uma vez que as patologias existentes num idoso devem ser tratadas corretamente e não minimizadas, como sendo “próprio da velhice” ou porque “já toma muitos medicamentos”.

A omissão de um tratamento pode ter consequências graves na qualidade de vida do idoso e/ou dos seus cuidadores. Estudos demonstram que a omissão de tratamento é frequente em idosos, estando relacionada com a polifarmácia. Kuijpers et al (2008) relatam que 42,9% dos idosos que apresentavam polifarmácia estavam submedicados e apenas 13,5% dos idosos que não apresentavam polifarmácia eram submedicados.

O termo “polifarmácia apropriada” tem sido usado na literatura com o objetivo de fazer face à necessidade real da prescrição de muitos medicamentos para o idoso, reduzindo assim o risco de omissão da prescrição de medicamentos necessários para o controlo das múltiplas patologias.

O grande desafio na prescrição para idosos com várias comorbidades é conseguir o equilíbrio entre a eficácia, a segurança dos medicamentos apropriados e o risco de iatrogenia, o qual é cada vez mais elevado quanto maior for o número de medicamentos prescritos.


Márcia Kirzner

A doença iatrogénica é uma das condições mais comummente tratada no idoso e estima-se que mais de metade poderia ser prevenida. Os principais fatores de risco para a iatrogenia são a idade, as múltiplas patologias e a polifarmácia. Quanto maior for a idade e o número de medicamentos maior será o risco de interação entre eles e também haverá maior risco de interação entre o fármaco e a doença.

Existem na literatura várias listas de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos, que alertam e auxiliam os médicos na prescrição dos medicamentos mais apropriados, contribuindo para a redução de eventos iatrogénicos. As mais conhecidas são os Critérios de Beers e “STOPP (Screening Tool of Older Person’s Prescriptions) and START (Screening Tool to Alert doctors to Right Treatment)”.

Com o objetivo de reduzir a polifarmácia, o médico deve, sempre que possível, evitar a cascata de prescrição. Isto ocorre quando se prescreve um fármaco para tratar uma reação adversa de um outro. A desprescrição de medicamentos nos idosos é uma prática comum dos profissionais com formação em Geriatria, sendo, por isso reconhecida, como “the art of taking older adults off drugs they no longer need”.

O processo de desprescrição no idoso deve ser sempre realizado independentemente da existência de polifarmácia ou não. Para a sua adequada realização é fundamental uma revisão frequente dos medicamentos e dos diagnósticos associados, correlacionando-os com o estado funcional do idoso.



Artigo publicado na edição de outubro do Jornal Médico dos cuidados de saúde primários, no âmbito de um Especial dedicado à 4.ª Reunião do Grupo de Estudos de Geriatria.
Jornal distribuído em todas as unidades de cuidados primários do SNS. 
Porque as boas práticas merecem uma ampla partilha entre profissionais!

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda