Cepheid Talks

Opinião

6.º Encontro do Primeiro Episódio Psicótico: «A inovação num novo formato»


Nuno Madeira

Presidente da Direção da Secção do Primeiro Episódio Psicótico, SPPSM. CRI de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUC



No contexto atual de recuperação pandémica, em que, progressivamente, procuramos retomar a normalidade, decidimos levar a cabo, em formato virtual, o 6.º Encontro Nacional do Primeiro Episódio Psicótico.

Contaremos com um painel de peritos internacionais e nacionais, versando temas de interesse para todos os interessados na intervenção precoce na psicose: saúde física dos doentes em fases iniciais de psicose; recuperação funcional além da remissão clínica; organização de serviços e realidade nacional na área; novos desenvolvimentos na avaliação psicopatológica, entre outros.

A primeira mesa-redonda será dedicada a novos desenvolvimentos na fenomenologia e avaliação psicopatológica. Contaremos com o contributo da psiquiatra brasileira Natália Mota, neurocientista do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que partilhará algum do seu trabalho sobre análise computacional do discurso dos doentes com psicose.

Teremos também comunicações de peritos nacionais: Bernardo Moura, sobre análises em rede sobre psicopatologia psicótica; e Vítor Santos, abordando o papel da fenomenologia na fenotipagem moderna.

Entre os conferencistas internacionais, teremos Toby Pillinger, do Institute of Psychiatry, Psychology and Neuroscience, King’s College London. Os seus trabalhos sobre alterações cardiometabólicas e imunes na psicose têm sido partilhados nas mais destacadas revistas internacionais (p. ex. The Lancet Psychiatry, JAMA Psychiatry, Molecular Psychiatry, The British Journal of Psychiatry, entre outras), e foi recentemente editor, juntamente com David Taylor e Fiona Gaughran, da obra The Maudsley Practice Guidelines for Physical Health Conditions in Psychiatry.

Contaremos ainda com a presença de Eion Killackey, atual presidente da International Early Psychosis Association (IEPA), que trabalha na Austrália, onde lidera os departamentos de Investigação e de Recuperação da ORYGEN Youth Mental Health, além da sua atividade académica na University of Melbourne.

Além de múltiplos contributos na organização e prestação de serviços a jovens com doença mental grave, com foco em intervenções baseadas na evidência e barreiras à sua implementação, a carreira de E. Killackey tem-se focado na recuperação global dos indivíduos com psicose: regresso ao trabalho ou estudo, gestão da saúde física, entre outras esferas; a sua conferência será dedicada ao tema da recuperação funcional.

A segunda mesa-redonda, prevista para a tarde do encontro, estará focada na realidade portuguesa em termos de intervenção clínica na psicose precoce.

Joaquim Gago, do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Ocidental, irá partilhar a história e atividade de uma das equipas pioneiras a nível nacional nesta área. Contaremos ainda com uma comunicação de Ricardo Coentre, do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte, sobre o panorama nacional da intervenção precoce na psicose, baseada num estudo descritivo recentemente publicado na revista Schizophrenia Research.

Tiago Santos, psiquiatra do Centro Hospitalar do Baixo Vouga e assessor do Programa Nacional de Saúde Mental, participará também nesta mesa com uma comunicação intitulada: “Primeiro episódio psicótico: um guião para a versão portuguesa”.


Nuno Madeira 

Este 6.º Encontro contará, mais uma vez, com o suporte da indústria farmacêutica que, além do seu patrocínio, participará ainda com importantes simpósios científicos, abordando temas de relevo, trazidos por palestrantes de referência nas perturbações psicóticas.

Como tem sido hábito nos encontros anteriores, contaremos também com a participação ativa de outros sócios da Secção e interessados na área, partilhando a sua atividade clínica e científica em posters digitais; destacamos esta rubrica, pois, nas anteriores edições deste encontro, tem sido patente a grande qualidade, além de quantidade, nos trabalhos apresentados.

Contamos com todos, em 8 de outubro!



 
Artigo publicado na 3.ª edição da LIVE Psiquiatria e Saúde Mental.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda