Tertúlias FM III - Jornadas em Cuidados de Saúde Primários 2019

Dirigida a médicos internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF), a 3ª edição das Tertúlias FM é organizada, como habitualmente, em parceria com a Associação para o Planeamento da Família (APF Centro).

De acordo com Joana Aguiar de Oliveira, presidente da comissão organizadora, as jornadas, agendadas para dia 31 de maio de 2019, vão ser realizadas pela primeira vez no Hotel Dona Inês e contam "com várias surpresas e novidades".

Desta forma, o programa inclui a realização de 3 workshops durante a manhã sobre cessação tabágica, exames complementares de diagnóstico em Cardiologia "e o já habitual workshop de contraceção para aprendizagem da aplicação de SIU e implante subcutâneo".



A primeira sessão da reunião estará a cargo precisamente da APF Centro, "que apadrinhou o projeto desde o inicio", sublinha a médica interna de 4º ano de Formação Específica de MGF na USF Coimbra Centro. A parceria com a APF é, aliás, um dos elementos diferenciadores do evento.

Nesta mesa redonda serão abordados os temas "Abuso sexual infantil – Um problema de saúde?" e "HPV nos Rapazes – Vale a pena vacinar?", intervenções a cargo, respetivamente, do psicólogo Paulo Pelixo (APF) e da pediatra Crisbety Pinho (CHUC-HP). 

O período da tarde será dedicado ao debate de duas outras situações distintas, conforme explica Joana Aguiar de Oliveira: "uma sessão alusiva a situações agudas em MGF (no âmbito da Dermatologia, da Oftalmologia e da Otorrinolaringologia) e outra dedicada à Prevenção Cardiovascular (nutrição na diabetes, prescrição de exercício físico e obesidade)."

A reunião conta com o apoio cientifico da Sociedade Portuguesa de Contraceção, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).

As Tertúlias FM - Jornadas em Cuidados de Saúde Primários são organizadas por um grupo de internos e ex-internos de MGF que partilham dois pontos comuns: "ter passado pelo Centro de Saúde da Fernão Magalhães (UCSP ou USF) e pertencer à APF Centro (Associação para o Planeamento da Família)".
 
O programa pode ser consultado aqui.

A inscrição pode ser efetuada aqui.
Contacto: Email: apfcentro@sapo.pt

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda