Sessão comemorativa «20 anos de Telemedicina em Portugal e na CPLP»

Presidida por Eduardo Castela, a Associação Portuguesa de Telemedicina (APT) vai realizar, em conjunto com o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), um evento comemorativo dos "20 anos de Telemedicina em Portugal e na CPLP".

A iniciativa inclui precisamente uma mesa redonda sobre "o papel pioneiro e inovador do Serviço de Cardiologia Pediátrica do CHUC" no desenvolvimento da Telemedicina. Uma sessão onde participam também especialistas dos centros hospitalares de Leiria e de Baixo Vouga e do Centro Nacional Telesaúde. A moderação estará a cargo de Luís Velez Lapão, investigador e docente de Saúde Pública Internacional no Instituto de Higiene e Medicina Tropical.


Eduardo Castela tem assumido igualmente a função de promotor interno de Telemedicina do CHUC

Agendada para dia 25 de janeiro de 2019, a reunião decorrerá no Auditório do Hospital Pediátrico do CHUC e inclui uma conferência de Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, que irá partilhar a visão desta entidade "sobre o futuro da Telemedicina em Portugal".



Homenagem a Agostinho Almeida Santos

No final da manhã, e antes da sessão de encerramento, será ainda prestada uma homenagem a Agostinho Almeida Santos, que faleceu este ano. Além de Eduardo Castela e de Miguel Guimarães, participam também nesta sessão Fernando Regateiro, presidente do Conselho de Administração do CHUC, e Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde.

Na homenagem estará ainda presente Teresa Almeida Santos, filha do médico e professor catedrático de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Entre outros feitos, Agostinho Almeida Santos promoveu o nascimento do primeiro bebé através da técnica GIFT (Transferência de Gâmetas para a Trompa), em junho de 1988.

Foi também fundador do programa de reprodução medicamente assistida, que funciona nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC)/Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), desde 1985.


A paixão pela Medicina da Reprodução foi transmitida a uma das suas quatro filhas: Teresa Almeida Santos com o seu pai, Agostinho Almeida Santos

Presidiu ao Conselho de Administração dos HUC entre 2005 e 2007 e, em 2009, foi designado cônsul honorário de Cabo Verde para a Região Centro, depois de diversos anos de trabalho de cooperação com este país africano, na área da medicina materno-infantil e na formação de internos em Obstetrícia. (FMUC). Agostinho Almeida Santos foi igualmente um dos criadores da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, presidente dos Hospitais Universitários de Coimbra e introduziu em Portugal a procriação medicamente assistida. 

O programa completo dos "20 anos de Telemedicina" pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda