Reunião 2018 Núcleo do Norte da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

A cidade de Braga recebe, nos dias 8 e 9 de dezembro, a Reunião Núcleo do Norte da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL).

Tendo como lema “Patologia nasal”, serão abordados assuntos que vão desde a cirurgia estética e a rinoplastia até à cirurgia tumoral, passando pela cirurgia funcional do nariz.

“Cada vez temos mais meios técnicos à nossa disposição, que permitem fazer uma abordagem menos invasiva e possibilitam um tratamento melhor”, afirma Luís Dias, um dos coordenadores da Reunião e diretor do Serviço de ORL do Hospital de Braga. 


Luís Dias

Em declarações à Just News, o médico refere que o principal desafio que se coloca aos médicos é, precisamente, a evolução tecnológica e a necessidade de atualização em relação às novas técnicas:

“Anteriormente, fazíamos cirurgias nasais por via aberta. Hoje em dia, utilizamos cada vez mais os orifícios naturais, com a cirurgia endoscópica e, agora, também com a cirurgia por neuronavegação, que nos permite fazer intervenções mais delicadas, com prolongamento até à base do crânio, diminuindo os riscos para o doente e permitindo também uma recuperação mais célere.”

Na sua opinião, esta evolução é, sem dúvida, uma mais-valia para os doentes. Contudo, “a aquisição destes meios técnicos tem custos que muitas empresas e o Serviço Nacional de Saúde têm “dificuldade em comparticipar”. “Lentamente as coisas vão melhorando, estamos no bom caminho”, acrescenta, afirmando que, para se manterem atualizados, os médicos devem participar em formações, onde têm possibilidade de aprender novas terapias para as patologias e praticar novas técnicas cirúrgicas.

“Nesta reunião, vão ser abordados os temas que entendemos ser mais prementes e convidámos colegas experts nessas áreas”, concluindo: “Estamos a contar com cerca de 150 participantes. Esta é uma organização desafiante e aliciante.”


A Reunião Núcleo do Norte 2018 terá também como coordenadores Delfim Duarte, diretor do Serviço de ORL do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e Jorge Spratley, otorrinolaringologista do Centro Hospitalar do Porto.


O programa pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda