Novos desafios em Oncologia: «Combinação de hipertermia e radioterapia»

"Abordar os avanços científicos na área da radioncologia, nomeadamente as perspetivas atuais e futuras que determinados equipamentos vão desempenhar na sobrevida dos doentes oncológicos e, mais importante, na sobrevida com qualidade de vida." Este é o objetivo central do evento "Novos desafios em Oncologia", explica o radioncologista Paulo S. Costa.

A iniciativa é organizada pela Júlio Teixeira - Radioncologia, empresa que assume como missão "contribuir para o tratamento eficaz do paciente oncológico que nos é encaminhado, utilizando para isso as técnicas de radioterapia mais adequadas para cada situação individual".

Agendada para dia 16 de março e particularmente dirigida a radioncologistas, a reunião científica permitirá o debate de dois temas centrais: os avanços em hipertemia e o debate sobre a situação atual e perspetivas futuras da radioterapia estereotáxica



Na primeira sessão, dedicada à hipertemia, estará presente Markus Notter, radioncologista Suíço, com o tema “Hyperthermia as a Radiosensitizer – General principles and use in treatment of pre-irradiated superficial tumors”. Já Moreira Pinto, médico oncologista, irá apresentar um caso clínico.
 
No painel sobre radioterapia estereotáxica, será desenvolvido o tema “Radiocirurgia robótica com CyberKnife. Um novo paradigma?”. A palestra estará a cargo de Ludovic Peyre, product manager internacional da ACCURAY. Por parte da Júlio Teixeira participam Adelina Costa, radioncologista e diretora clínica, e João Macário Conde, radioncologista, que vão apresentar casos clínicos desta área. Paulo S. Costa irá apresentar a "perspetiva futura" da Radioterapia Estereotáxica.

"Combinação de hipertermia e radioterapia"

Paulo S. Costa, coordenador clínico da Júlio Teixeira - Radioncologia, sublinha que, "apesar dos números assustadores, os novos desafios em oncologia têm indiscutivelmente beneficiado de avanços tecnológicos e científicos que permitem novas terapias, tratamentos e novas formas de prevenção e até de divulgação de informação que promove a precocidade - fundamental - do diagnóstico".

Neste sentido, acrescenta o especialista, "o acesso dos cidadãos ao sucesso na combinação de hipertermia e radioterapia que incorporam a inovação terapêutica com grande evidência científica vai-se tornando a realidade que queremos para todos os que deles precisam".

O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações e efetuar a inscrição:
sfarinha@creativepress.pt 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda