II Congresso Internacional de Medicina de Hipóxia

"Altitude ao serviço do rendimento desportivo" é o lema do evento que, nos dias 15, 16 e 17 de junho, vai reunir especialistas de diversas áreas para "debater temas relacionados com a hipóxia e medicina da performance".

O II Congresso Internacional de Medicina de Hipóxia, que decorrerá no Auditório Municipal de Manteigas, na Serra da Estrela, será dedicado "aos efeitos da exposição à altitude, real ou simulada, pretendendo-se abordar a temática de uma forma mais aprofundada e explorar os benefícios clínicos e desportivos da mesma".


Jaime Milheiro, especialista em Medicina Desportiva e em Medicina Física e de Reabilitação 

O evento, presidido por Jaime Milheiro, diretor da Clínica Médica do Porto, arranca com um workshop sobre "Avaliação cardio-pulmonar". Nesta sessão, onde o formador será precisamente Jaime Milheiro, os participantes poderão "aprender melhor os conceitos principais desta avaliação bem como toda a sua pertinência para o atleta".

De seguida, às 18h00, a organização do Congresso convida os participantes a marcarem presença no convívio na Praça do Município, com visualização, em écran gigante, do primeiro jogo da Seleção Nacional no campeonato do mundo de futebol na Rússia.



No dia seguinte serão partilhadas as experiências de "centros de altitude, real e simulada", assim como as "vivências de atletas, alpinistas e treinadores em altitude". A fisiologia da hipóxia e as doenças de altitude são outros dos temas em debate.

A Comissão Organizadora sublinha que, depois das palestras, haverá um momento de convívio, deixando mesmo a sugestão: "Discuta com os outros participantes os temas apresentados."

O último dia do Congresso, onde participam duas dezenas de oradores, está reservado à realização de "um conjunto de atividades de montanha para os seus participantes e acompanhantes". As atividades contempla a realização de um trail de 17km, uma caminhada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, uma atividade de escalada no Covão da Ametade e um voo de parapente (bi-lugar) na Azinha.


O programa completo pode ser consultado aqui.

A inscrição pode ser efetuada aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda