I Congresso Internacional Cuidados Continuados e Paliativos da FMUC

"O idoso no centro do cuidado: respostas e soluções" é o lema do I Congresso Internacional Cuidados Continuados e Paliativos. Inicialmente agendado para março de 2020, o evento foi adiado devido à pandemia, realizando-se agora ao longo dos dias 19 e 20 de novembro de 2021.

O evento é organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), através do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Cuidados Continuados e Paliativos (CEDCCP).


Marília Dourado

"Mostrar o que tem sido o nosso trabalho"


Segundo Marília Dourado, docente da FMUC e membro da Comissão Organizadora, este encontro "acaba por ser o culminar do trabalho que vem sendo desenvolvido no 
âmbito quer do CEDCCP, quer do Mestrado em Cuidados Continuados e Paliativos da nossa Faculdade".

Adianta ainda que "havia necessidade de, por um lado, mostrar um pouco daquele que tem sido o nosso trabalho - dos docentes, mas também dos estudantes que têm passado por esta formação". E, por outro lado, "porque cada vez mais, estas questões ligadas aos cuidados continuados e paliativos estão na ordem do dia".

"Não é falar só e apenas de pessoas que estão a morrer"

Marília Dourado faz também questão de passar a mensagem de que "falar de cuidados paliativos não é falar só e apenas de pessoas que estão a morrer".

Na sua opinião, "há outras estratégias, há outras respostas, há outras possibilidades, sobretudo no que se refere ao controlo do sofrimento, ao alívio sintomático e à promoção do conforto, do bem-estar e, porque não dizê-lo, da felicidade - dentro do que é possível - da restante vida, quer dos doentes, quer das suas famílias".

De acordo com Marília Dourado, esta iniciativa visa o "debate alargado e aberto a todos os que formal ou informalmente, individual ou coletivamente, se interessam/dedicam aos Cuidados Continuados/Cuidados Paliativos, para o que contamos com um painel de oradores de diferentes áreas, académicas e profissionais".

O programa pode ser consultado AQUI. 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda