Fórum de Saúde Mental 2021 - Contexto laboral

É sob o lema "A promoção da Saúde Mental em contexto laboral. Desafios atuais e novas respostas" que se realiza, dia 6 de maio de 2021, o Fórum de Saúde Mental, organizado pela Associação Nacional para a Saúde Mental (AlertaMente).

Realizado em parceria com o Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, este é a primeira de três conferências dedicadas a diferentes dimensões da saúde mental: em contexto laboral, nas autarquias e na academia.

Facilitar a "compreensão do que é Saúde Mental"

As boas vindas aos participantes serão dadas por Telma Almeida, diretora do Conselho Executivo da AlertaMente, uma organização que, desde abril de 2018, visa "gerar debate público, consciencialização e compreensão do que é Saúde Mental e a necessidade crítica desta em toda a Sociedade".

O impacto na Saúde Mental da população ativa estará em foco na reunião, nomeadamente, com uma intervenção de Miguel Xavier, diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde. 

Contudo, será igualmente abordado especificamente a saúde mental dos profissionais de saúde, incluindo a partilha de "Respostas práticas" por parte de Maria do Carmo Cruz, coordenadora regional de Saúde Mental da Região do Algarve e diretora do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (Portimão), e de Teresa Maia, coordenadora regional de Saúde Mental da Região de Lisboa e Vale do Tejo e diretora do Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca.

"Estamos a viver um tsunami de problemas mentais"

Sublinhando a importância de ser abordada a saúde mental em contexto laboral, em particular, "no panorama em que vivemos", a Comissão Organizadora recorda que, "em adição ao impacto médico e económico, é essencial analisar os efeitos psicológicos da pandemia e fatores relacionados com a saúde mental no local de trabalho". E a conclusão não é animadora:

"Estamos a viver um tsunami de problemas mentais que nos afetam presentemente e cujas consequências no longo prazo só conseguimos vislumbrar a ponta do véu."

Assim, este evento tem como principal objetivo "promover o debate e a partilha de boas práticas, incluindo aquelas que aprendemos recentemente, e de estratégias de promoção da saúde mental em contexto laboral, integrando-as no atual e desafiante contexto em que nos encontramos".

O programa pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda