9ª Conferência Mundial do IPCRG - International Primary Care Respiratory Group

Vai realizar-se em Portugal, em 2018, a 9ª Conferência Mundial do International Primary Care Respiratory Group(IPCRG), plataforma que congrega associações e grupos nacionais e internacionais na área da saúde respiratória em Cuidados de Saúde Primários (CSP) de todo o mundo. Em declarações à Just News, Jaime Correia de Sousa, presidente eleito do IPCRG, explica a importância do nosso país acolher esta reunião, de periodicidade bienal.

O especialista afirma que “a oportunidade de realizar a 9.ª Conferência Mundial do IPCRG em Portugal representa o reconhecimento da organização do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo GRESP - Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias a nível nacional e internacional e pela qualidade da candidatura apresentada pelo GRESP/Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF)”.

Para Jaime Correia de Sousa, a realização de uma Conferência como esta em Portugal representa igualmente um investimento na relação entre Portugal e Espanha e uma aposta nas perspetivas de crescimento do trabalho do IPCRG na América Latina e na África de expressão portuguesa.

“Estamos a considerar organizar sessões especiais e workshops para atender às expectativas dos colegas de países de língua portuguesa e espanhola, considerando possíveis barreiras linguísticas”, adianta o ex-coordenador do GRESP.

O responsável considera que o evento será “uma excelente oportunidade para os médicos de família e outros profissionais dos CSP portugueses apresentarem comunicações sobre doenças respiratórias e participarem em cursos e sessões temáticas e para conhecerem melhor o que se está a fazer nesta área noutros países”.

Jaime Correia de Sousa explica que as conferências do IPCRG têm caráter bienal e destinam-se à formação, à divulgação de resultados de investigação e à troca de experiências entre médicos e outros profissionais de saúde dos CSP sobre doenças respiratórias. 



É também um espaço onde os diferentes grupos de trabalho do IPCRG se reúnem para fazer o ponto da situação e aprofundar os seus projetos. “Há habitualmente ampla oportunidade para a apresentação de comunicações livres com trabalhos de investigação ou experiências de implementação de projetos de prática quer sob a forma de comunicações orais, quer de posters”, indica.

E adianta que as últimas conferências do IPCRG ficaram ligeiramente acima dos 1000 participantes. “Contamos ficar acima dos 1300 na Conferência a realizar em Portugal em 2018”, menciona.



O programa e outras informações podem ser consultadas aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda