7.º Encontro Nacional do Primeiro Episódio Psicótico

Está agendado para dias 6 e 7 de outubro de 2022 o 7.º Encontro Nacional do Primeiro Episódio Psicótico. Coimbra foi a cidade escolhida para acolher esta reunião da Secção do Primeiro Episódio Psicótico.

Intervenção precoce "é um investimento que compensa”

Em declarações à Just News, Nuno Madeira, psiquiatra no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e presidente desta Secção que integra a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), recorda novamente que a implementação de equipas nos Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental que se dediquem à intervenção precoce na doença psicótica “é um investimento que compensa”.

E acrescenta que a evidência recolhida nos países que já o fazem há alguns anos mostrou "uma clara redução de custos diretos e indiretos". 


Nuno Madeira 

As vantagens dessa intervenção precoce são variadas, conforme explica: "uma adequada intervenção na fase inicial da psicose terá como potenciais benefícios uma recuperação mais célere e evidente, com conservação de aptidões e funcionamento, suportes sociais e familiares, melhoria do prognóstico global, bem como das taxas de internamento e até redução da morbimortalidade".

De acordo com Nuno Madeira, os primeiros períodos da doença ocorrem muitas vezes durante o ensino superior, sendo potenciados por um conjunto de circunstâncias, como o stresse académico "e, sobretudo, o facto de muitos se afastarem do seu meio sociofamiliar, o que favorece a eclosão do episódio psicótico".

O programa do 7.º Encontro Nacional do Primeiro Episódio Psicótico pode ser consultado aqui.

A inscrição pode ser efetuada aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda