Hospital Público

29.º Congresso Nacional de Medicina Interna

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto foi o local escolhido para a realização do 29.º Congresso Nacional de Medicina Interna. O evento realiza-se entre os dias 4 e 7 de maio de 2023, sendo organizado por profissionais do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), dirigido por Jorge Almeida.
 

Construção de pontes, criação de sinergias

“Pontes para o Futuro” será o lema do evento. Jorge Almeida, presidente da Comissão Organizadora, explica algumas das analogias com as pontes que identificam e caracterizam a bela cidade do Porto e que figuram na imagem gráfica do Congresso.

Jorge Almeida

O médico refere, desde logo, "as pontes que nos ligam ao passado, que nos permitiram adquirir as competências fundamentais e transversais que caracterizam a especialidade e daí partir para a aquisição e para o desenvolvimento de atividades diferenciadas em áreas específicas da Medicina que o internista moderno pratica e é referência em diversos contextos".


Por outro lado, faz alusão às "pontes interespecialidades, que existem ou que temos de construir, entre a MI (especialidade seminal) e as especialidades que a partir de nós se desenvolveram e que garantem a nossa própria evolução e diferenciação".

Por último, Jorge Almeida menciona "as pontes privilegiadas que temos que aprofundar", colocando em destaque a Medicina Geral e Familiar, "assegurando o espetro assistencial contínuo da doença e dos doentes". E sublinha que, "à nossa semelhança, também esta especialidade está presente em vários cenários assistenciais da doença e, nesse sentido, complementamo-nos.”

Maria João Lima (tesoureira), Jorge Almeida (presidente)e eLuísa Fonseca (secretária-geral) lideram a Comissão Organizadora do 29.º CNMI.

Candidatura apresentada em outubro de 2021


Sendo o Serviço de MI do CHUSJ “o maior, a nível nacional, em termos de dimensão e de diferenciação, constituído por 61 especialistas e 31 internos, e responsável por 235 camas de enfermaria e 20 de cuidados intermédios, fazia sentido e é motivo de orgulho estar presente na organização daquela que é a reunião magna dos internistas”.

A candidatura à organização do 29.º CNMI aconteceu em outubro de 2021, após conversações que vinham acontecendo desde maio, com a Direção da SPMI.

Ainda no âmbito do estabelecimento de pontes, Jorge Almeida adianta que esta ideia também está patente na própria organização do Congresso, através do convite que endereçou aos diretores dos serviços de MI dos hospitais do Grande Porto, num espírito de colaboração interinstitucional, para integrarem a Comissão Organizadora – Vasco Barreto, do H. Pedro Hispano, Joana Pimenta, do CHVNG/E, e Inês Furtado, em representação de João Araújo Correia, do CHUP.

“Esta união e o espírito subjacente ao lema deste Congresso são essenciais numa altura em que a especialidade enfrenta enormes desafios”, realça.

Comissão Organizadora

PRESIDENTE: Jorge Almeida

SECRETÁRIA-GERAL: Luísa Fonseca

TESOUREIRA: Maria João Lima

Ana Margarida Ribeiro
Edite Pereira
Fernando Friões
Filipa Gomes
Inês Furtado
Joana Pimenta
Marta Carreira
Patrícia Lourenço
Paula Dias
Pedro Ribeirinho Soares
Vasco Barreto


Hospital Público
seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda