27.º Congresso Nacional de Medicina Interna - CNMI 2021

Entre os dias 2 e 5 de outubro de 2021 realiza-se o 27.º Congresso Nacional de Medicina Interna, sob o lema "Valorizar a Medicina Interna".  

Pela primeira vez, o grupo de internistas a organizar o principal evento nacional da área integra um hospital privado. Para Alexandra Bayão Horta, presidente do Congresso, tal decisão não ocorreu por mero acaso:

“Desde que abriu portas, o Hospital da Luz Lisboa (HLL) fez uma aposta absolutamente diferenciadora na Medicina Interna, tornando-a na especialidade médica central da organização clínica do hospital."

"Assumir o papel integrador e coordenador do tratamento hospitalar do doente”

Para a diretora do Serviço de Medicina Interna do HLL, este novo desafio vai ao encontro do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “Todos os dias procuramos que a Medicina Interna tenha cada vez mais médicos capazes de assumir o papel integrador e coordenador do tratamento hospitalar do doente”, frisa.


Alexandra Bayão Horta

Os internistas participam assim em várias áreas, sendo responsáveis, além da consulta de ambulatório, pelo internamento de todos os doentes adultos médicos, pela assistência médica em internamento dos doentes cirúrgicos mais complexos, "num sistema de cogestão com as especialidades cirúrgicas".

Além de assumirem a urgência interna de adultos e a chefia das suas equipas, participam ainda nos grupos multidisciplinares de decisão terapêutica e na quase totalidade das comissões técnicas hospitalares.

Alexandra Bayão Horta menciona mesmo que “este papel nuclear atribuído à Medicina Interna no funcionamento do HLL foi e continuará a ser uma inovação no contexto do sistema de saúde português”.

“Valorizar a Medicina é também inovar”

Também na organização do Congresso está Luís Duarte Costa, diretor do Serviço de Urgência de Adultos, assumindo funções de secretário-geral. Para o especialista, “valorizar a Medicina é também inovar”, daí que o HLL tenha criado uma unidade de saúde familiar (USF) dentro do Hospital.

O médico sublinha que “a proximidade com a Medicina Geral e Familiar (MGF) é uma das apostas da SPMI, assim como do Congresso". Nesse sentido, acrescenta: "Queremos valorizar os médicos generalistas - médico de família e internista – quer no doente agudo como no crónico.”



Sérgio Garção Baptista, João Sá, Alexandra Bayão Horta e Luís Duarte Costa

A propósito do investimento que está a ser feito na preparação de cursos pré-congresso, Sérgio Garção Baptista, responsável pela componente financeira do evento, sublinha que “o internista precisa de ter uma formação contínua de qualidade, eminentemente prática e focada no doente”.

A Comissão Científica fica a cargo do internista João Sá, que recebeu, em 2019, o Prémio Nacional de Medicina Interna.

O programa pode ser consultado AQUI (atualizado a 24 de setembro 2021).


A partilha de boas práticas em Medicina Interna.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda