20.ª Reunião Primavera SPAIC 2021: Novos paradigmas em Imunodeficiencias Primárias

É a primeira vez que a Reunião da Primavera da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) é dedicada à temática das Imunodeficiências Primárias, "que se têm vindo a afirmar como área distintiva da nossa especialidade", sublinha Manuel Branco Ferreira, presidente da SPAIC.

De acordo com o imunoalergologista, que exerce atividade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), as Imunodeficiências Primárias "exigem uma colaboração multidisciplinar (Pediatria, Infeto, Gastro, Medicina, Cirurgia, entre outras)", o que requer a "plena integração dos nossos especialistas nas estruturas hospitalares, à semelhança do que sucede em outras áreas multidisciplinares da Imunoalergologia".


Manuel Branco Ferreira

Manuel Branco Ferreira faz questão de recordar que "o conhecimento científico nesta área e as possibilidades terapêuticas para vários destes doentes têm sofrido um desenvolvimento extraordinário nos últimos anos". E, nesse sentido, está "plenamente justificada" a escolha do tema desta reunião monotemática, que será "seguramente muito rica e diversificada".

Melhorar conhecimentos para "responder às necessidades dos nossos doentes"

Dirigida a "todos os sócios ou outros profissionais de saúde com interesse nesta área", a reunião decorrerá dia 17 de abril e visa promover "a atualização e formação contínua, bem como o debate sobre os aspetos mais recentes, inovadores ou controversos do diagnóstico e da terapêutica das imunodeficiências primárias". O presidente da SPAIC salienta ainda que se tratam de patologias "que colocam diariamente inúmeros e complexos desafios aos imunoalergologistas que acompanham estes doentes".

Também a coordenadora do Grupo de Interesse de Imunodeficiências Primárias, Sara Silva, refere a importância do evento abranger temas "que possam ser simultaneamente interessantes e uteis na prática clínica de internos e especialistas de Imunoalergologia e de outras especialidades relacionadas".

E acrescenta: "Esta será, portanto, mais uma ocasião proporcionada pela nossa Sociedade, para nos “encontrarmos” e juntos podermos melhorar os nossos conhecimentos e a nossa aptidão para responder às necessidades dos nossos doentes."

Com o propósito de envolver e "dar visibilidade ao ponto de vista dos doentes, marcarão presença duas associações, num espírito de colaboração que esta Direção tem procurado cultivar", refere Manuel Branco Ferreira.

O programa pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda