1.as Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar

"Organizar uma ação de formação diversificada e interativa, dirigida às reais necessidades e acrescentando valor formativo e educacional aos profissionais de saúde, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários." Este é o objetivo central das Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar, cuja 1.ª edição se realiza nos dias 7 e 8 de março de 2019, no Porto.

O evento, onde são aguardados cerca de 500 participantes, pretende ser um "marco formativo importante", sendo presidido por Paulo Pessanha, Manuel Viana e Rui Costa.

Com uma vertente "verdadeiramente multidisciplinar", as Jornadas contam com especialistas de Endocrinologia, Gastroenterologia, Psiquiatria, Neurologia, Dermatologia, Imunoalergologia, Pneumologia, Urologia e Ginecologia, além de MGF.

Como seria expectável, também os temas a abordar na reunião são muito diversificados, com apresentação e discussão de vários "casos clínicos flash".


Os três impulsionadores do projeto: Paulo Pessanha, Manuel Viana e Rui Costa

Em declarações à Just News, Paulo Pessanha, médico de família na USF S. João do Porto, afirma que as Jornadas "pretendem ser transversais, entre a MGF e a medicina do hospital, tendo sido selecionados alguns colegas que, além da sua competência a nível técnico, que conhecemos bem, são pessoas muito reputadas”.

O especialista em hipertensão pela Sociedade Europeia de Hipertensão explica ainda que a ideia é “colocar os médicos de família em interação com os médicos hospitalares", sendo que esta iniciativa é a concretização de “um sonho de anos”.

Já Manuel Viana, igualmente médico de família na USF S. João do Porto, refere que este é um evento "de características únicas".

Com uma pós-graduação em Geriatria e a competência nessa área atribuída pela Ordem dos Médicos, o médico faz alusão à estrutura das jornadas, “sempre na perspetiva de 4/5 slides, caso clínico, diagnóstico, critérios de referenciação, tratamento, slide final de conclusões e depois… perguntas".

Tradicionalmente muito ligados à área da formação, a associação de Paulo Pessanha e de Manuel Viana a Rui Costa – coordenador do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) -- surgiu de forma natural. Também por ser “um amigo de longa data”, mas principalmente por aliar ao seu currículo em matéria formativa “uma grande experiência organizativa”.

Por especialistas de MGF para internos e especialistas de MGF

À Just News, Rui Costa destaca o facto das Jornadas serem organizadas por especialistas de MGF: "Tal é uma mais-valia, sobretudo pelo conhecimento do contexto, ou seja, do terreno onde a especialidade atua e das necessidades e dificuldades que existem no dia-a-dia na abordagem dos seus doentes."

De acordo com o médico, tal contribui para que o conceito destas Jornadas seja "diferente dos poucos eventos do género que existem no país". Por outro lado, além da interatividade, terá como base os casos clínicos, "que pretendem ser o ponto de partida para o conhecimento de uma determinada temática".

O programa completo das Jornadas Multidisciplinares de MGF (atualizado a 26 de fevereiro) pode ser consultado aqui.




Para efetuar a inscrição e mais informações:
Secretariado
maria@skyros-congressos.com
Telf.: 226 165 450 | 910 956 015

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda