KRKA

Sociedade Europeia de Cardiologia: Lino Gonçalves nomeado presidente do Comité de Acreditação e Certificação

O cardiologista Lino Gonçalves, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Geral, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, foi nomeado presidente do recém-criado Comité de Acreditação e Certificação da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC Council on Standards of Education and Accreditation) para o biénio 2017-2018.

Em declarações à Just News, o cardiologista afirma que este Comité “irá desempenhar, no futuro, um papel fundamental na Cardiologia europeia, uma vez que irá estabelecer os standards de qualidade no ensino e na acreditação da formação em Cardiologia na Europa”.

Para Lino Gonçalves, esta nomeação “é um grande orgulho e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade, pois, trata-se de um cargo de grande relevância para a Cardiologia europeia”.



“Tentarei, na melhor das minhas capacidades, dar uma resposta adequada a este enorme desafio, tendo consciência de que nestas funções estarei também a representar a Cardiologia portuguesa e o meu País”, menciona.

"Um cardiologista e académico de excelência"

Além de dirigir o Serviço de Cardiologia do Hospital Geral do CHUC, Lino Gonçalves é também professor catedrático da Unidade Curricular de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), o que leva o diretor da Faculdade, Duarte Nuno Vieira, a afirmar que esta é "uma nomeação que honra e prestigia a FMUC e toda a medicina portuguesa".

Na sua opinião, e em entrevista à Just News, afirma que "o Prof. Lino Gonçalves é um cardiologista e académico de excelência, do qual a FMUC se orgulha profundamente e que constitui hoje uma referência incontornável no panorama cardiológico nacional e internacional".

Nesse sentido, indica que, para a FMUC, "é, naturalmente, muito gratificante ver mais um dos seus professores ocupar um lugar cimeiro na sua área de especialidade, tal como sucede, felizmente, com muitos outros, face à excelência do seu corpo docente".

Um reflexo da "qualidade pedagógica" da FMUC

Duarte Nuno Vieira salienta ser evidente "que a qualidade profissional, científica e académica do corpo docente de uma escola se reflete, incontornavelmente, na qualidade dos profissionais de saúde que forma e daqueles a quem proporciona formação contínua ao longo da vida, através de cursos e ações de formação de nível pós-graduado", acrescentando ser esta uma área "onde a FMUC tem também uma intervenção muito relevante". 



O responsável da FMUC frisa que a qualidade da medicina de Coimbra "é indiscutível", indicando que essa realidade se verifica "de imediato, quando constatamos que uma cidade pequena como Coimbra e com um reduzido número de habitantes, tem, todavia, uma enorme procura na área da saúde".

O especialista em Medicina Legal e Medicina do Trabalho recorda que Coimbra dispõe de "um dos maiores e mais qualificados hospitais do país, que está sempre cheio, tem também uma enorme quantidade de unidades privadas de saúde, que no seu conjunto atendem diariamente milhares de doentes de todo o país e do estrangeiro". 

Assim, considera que esta realidade é, "sem dúvida, um elemento bem mais válido do que aquilo que resulta de publicidades e notícias mais ou menos elaboradas ou até de rankings, sempre discutíveis".

Promoção da "qualidade da educação médica"

Lino Gonçalves assume também na FMUC o cargo de coordenador do Gabinete de Educação Médica. Questionado sobre a relevância desta estrutura, Duarte Nuno Vieira explica que visa a melhoria da qualidade da educação médica e dos processos de ensino-aprendizagem e avaliação" e indica quais as suas linhas orientadoras:

"A oferta de formação pedagógica à comunidade docente, o apoio aos processos de avaliação das aprendizagens, o apoio ao desenvolvimento do sistema de gestão da qualidade pedagógica e a participação ativa nos processos de desenvolvimento e reforma curriculares dos Mestrados Integrados em Medicina e Medicina Dentária."

FMUC e CHUC: uma relação "que será ainda mais reforçada no futuro"

Relativamente à ligação existente entre a FMUC e o CHUC, Duarte Nuno Vieira não deixa margem para dúvidas: "Existe desde logo uma excelente ligação entre o CHUC no seu todo, e nomeadamente o seu Conselho de Administração e a FMUC. Uma ligação e colaboração estreita, intensa, empenhada e com absoluto respeito pelas especificidades e missões de cada instituição."


Intervenção de Lino Gonçalves durante a cerimónia comemorativa dos 20 anos da Unidade de Intervenção Cardiovascular do CHUC-HG, coordenada por Marco Costa. Duarte Nuno Vieira integrou a mesa de honra do evento, que decorreu no início do ano passado, sendo um reflexo da "excelente ligação" existente entre as duas entidades.

O diretor da FMUC acrescenta mesmo que "é difícil saber onde acaba uma instituição e começa a outra, confundindo-se ambas no seu trajeto histórico. Por isso a ligação é também excelente entre o Serviço de Cardiologia e a FMUC. Sempre foi. Aliás, um anterior diretor deste serviço, o Prof. Luís Augusto Providência, foi diretor da FMUC."

Quanto ao futuro, assegura que esta é uma relação "que será ainda mais reforçada no futuro, designadamente no âmbito do Consórcio Académico Clínico de Coimbra, constituído num passado recente, e da sua entrada para a M8Alliance, que veio colocar a Medicina de Coimbra no topo da medicina mundial."




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda