Cepheid Talks

O dia em que os estudantes de Medicina passam a usar a bata branca «de forma mais intensa»

"Ser médico é a melhor profissão do mundo. Não tenham dúvidas sobre isso", afirmou hoje Fausto Pinto, diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa, na Cerimónia da Bata Branca. O evento decorreu na Aula Magna do Hospital de Santa Maria e reuniu estudantes de Medicina do 3º ano, que iniciam a sua formação clínica.


A cerimónia realizou-se pela primeira vez na FMUL e teve como objetivo "sensibilizar para as responsabilidades inerentes à relação médico-doente, não só a nível de competências e conhecimentos clínicos, mas também em toda a dimensão humana envolvida".

No seu discurso, Fausto Pinto afirmou: "Eu sou médico há 32 anos e deixem-me dizer-vos outra coisa - não sei se são boas ou más notícias - é que vocês vão ser estudantes de medicina a vida toda. Eu ainda hoje sou estudante de medicina. E raro será o médico que pensa que acaba o curso, fecha os livros e acabou. Que depois é ver doentes, fazer intervenções ou fazer outro tipo de actividade médica. Não. A actividade médica é um contínuo."



Salientou o facto da FMUL primar "por procurar uma integração tão precoce quanto possível dentro da área clínica" e que a medicina "deve ser vista como um todo, em que temos a prática médica mas também, para chegarmos a essa prática médica, houve muita investigação que foi feita e que continua a ser feita".

O diretor da FMUL fez ainda questão de sublinhar que "este é um dia simbólico. É um dia em que vão começar a usar, eu diria de forma mais intensa, a vossa bata branca." E acrescentou: "A bata branca é de facto o nosso símbolo. Não esquecer que, embora haja tentativas para voltarmos a tempos anteriores, ainda vivemos a medicina hipocrática, com mais de dois mil anos".



A abertura da cerimónia esteve a cargo de José Chen, coordenador nacional do Departamento de Direitos Humanos e Paz da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), seguindo-se uma intervenção de José Almeida Correia, presidente da Associação de Estudantes da FMUL, sobre "Ser Estudante de Medicina".



Já na sessão intitulada "Ser Médico", e além do diretor da FMUL, Fausto Pinto, participaram Ducla Soares, coordenador do Módulo V.I – Medicina Interna e Regente de Medicina Interna, Nuno Gaibino, médico interno de Medicina Interna no Centro Hospitalar Lisboa Norte e Assistente de Anatomia na FMUL, e Miguel Tinoco Andrade, funcionário do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública.






seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda