Cepheid Talks

Jovens médicos do CHLN organizam reunião internacional sobre internato médico

Organizada por e para médicos internos, o Junior Doctors International Meeting (JDIM), anteriormente denominado “Jornadas do Internato Médico do Centro Hospitalar Lisboa Norte” (CHLN) vai, este ano, realizar-se de 11 a 13 de novembro, no Centro Académico de Medicina de Lisboa.

O objetivo para esta 3.ª edição é, segundo Miguel Bigotte Vieira, coordenador da Comissão Organizadora, proporcionar formação pós-graduada de qualidade aos internos de todas as especialidades, tanto médicas como cirúrgicas, "não descurando o estímulo para a atividade científica".


Alguns dos elementos da Comissão Organizadora realizaram há dias, em pleno mês de agosto, uma nova reunião de preparação do JDIM 2016: Frederico Trigueiros, João Valente Jorge, Mariana Reis Costa, Miguel Bigotte Vieira, Diogo Belo e Ricardo Prata.

Internacionalizar o evento com o apoio de uma rede de embaixadores

Quando questionado acerca da alteração do nome do encontro, Miguel Bigotte Vieira, interno do 3.º ano de Nefrologia, responde que a Comissão Organizadora considerou ser seu dever aceitar o desafio de “empreender este evento como referência na formação pós-graduada de jovens médicos, independentemente da nacionalidade ou do local de formação”.

“Verificámos que mais de metade dos participantes das edições anteriores não são do CHLN, nem mesmo de Lisboa. Recebemos internos de Norte a Sul do país, incluindo as regiões autónomas”, conta, acrescentando não existir, ainda, qualquer evento de e para médicos internos de âmbito internacional.

Para tal, foi alterado o nome das jornadas, a sua imagem, foram criados alguns protocolos, nomeadamente com o Turismo de Portugal, tendo sido constituída uma rede de embaixadores internacionais que assumiram o papel de divulgar o evento.



A iniciativa é constituída por um dia teórico, que será “o mais abrangente possível”, onde serão focados temas como “Emergências”, “Global Health”, “Empreendedorismo e inovação” e “Prevenção quaternária”. Além disso, os participantes podem contar com mais de 20 workshops práticos de diversas áreas, dos quais o nosso entrevistado destaca o “Cochrane Course - Introduction To Systematic Reviews And Meta-Analysis”, “Fundamental Critical Care Support”, “Advanced Cardiovascular Life Support” e “Advanced Trauma Life Support”.

“Vamos ter uma série de cursos destinados a internos de diferentes especialidades. Tentámos criar um programa que tenha qualidade, seja abrangente e adequado aos internos das diferentes especialidades.”



Com a internacionalização do evento, os participantes vão poder contar com a presença de oradores internacionais de centros de referência estrangeiros e de “conceituados nomes da Medicina portuguesa”. “Vamos receber o Sr. Ministro da Saúde, Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, e foi-nos concedido o alto patrocínio da Presidência da República, que nos honra muito e constitui, no fundo, uma chancela de qualidade”, afirma Miguel Bigotte Vieira.

A segunda edição do evento contou com cerca de 500 internos, tendo-se verificado um aumento de participação relativamente à primeira. Este ano, a organização estima que o número de presenças suba, encontrando-se já inscritos jovens médicos provenientes de vários países.


Comissão Organizadora da Junior Doctors International Meeting 2016. (Foto: JDIM)

Podem ser consultadas mais informações aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda