KRKA

Internistas lançam Guia das consultas de risco vascular em Portugal

O lançamento de um Guia das consultas de risco vascular a nível nacional foi um dos momentos-chave da 3.ª Reunião “Hot Topics RV 2021 – O melhor do Risco Vascular”. Organizada pelo Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular (NEPRV) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), teve lugar este sábado, na Ericeira.



O Guia acaba por ser, segundo Francisco Araújo, coordenador do NEPVR, um “mapa, onde se pode ficar a saber quem trabalha na área do risco vascular em Portugal". Contudo, o potencial desta ferramenta vai muito além de uma partilha de informação, procurando gerar proatividade e sinergias entre equipas, conforme explica:

“O Guia é um caminho para que possam surgir projetos em comum, como estudos ou a elaboração de algoritmos, permitindo criar assim uma rede de conhecimento, melhorar os registos e promover trabalhos colaborativos.”


Francisco Araújo

Em declarações à Just News, o responsável reconhece que “ainda se trabalha muito de costas voltadas nesta área", não por falta de vontade de estabelecer contactos, como faz questão de sublinhar, "mas por causa dos desafios diários de quem é internista".

E acrescenta: “A nossa prioridade são os doentes e acabamos por não nos conhecermos tanto uns aos outros. O objetivo deste projeto do NEPRV é permitir mesmo saber o que se faz em Portugal.”

O Guia estará disponível online, no site da SPMI, dentro de dias, segundo o coordenador.



Um evento “desafiante e provocador”

Além do lançamento deste Guia, no evento foram ainda abordadas e discutidas várias temáticas, tais como lípidos, diabetes mellitus, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cardiopatia isquémica, fibrilhação auricular e tromboembolismo venoso.

“Todas estes temas estão associados ao aumento do risco cardiovascular e é importante poder ter um encontro onde se fique a conhecer as últimas novidades em cada área”, menciona Vitória Cunha, presidente da Reunião.

Para a internista, a aposta no formato Hot Topics foi uma forma de falar de “ciência pura”, apresentando os últimos estudos, mas nunca esquecendo o espírito crítico. “Acaba por ser um evento desafiante e provocador, porque as guidelines são importantes, mas não podemos esquecer a experiência do nosso dia-a-dia.”


Vitória Cunha

Esta troca de ideias interpares, tendo por base as últimas novidades, também acaba por ser, na sua perspetiva, uma forma de olhar para os que ainda não são grande alvo dos estudos científicos. “Cada vez mais temos enfermarias e urgências com idosos, sobretudo com mais de 80 anos, com comorbilidades, e num espaço como este podemos partilhar ideias e boas práticas.”

Pela primeira vez, decorreu também a entrega de prémios aos melhores posters, tendo sido apresentadas mais de 50 propostas. Os três melhores trabalhos serão incluídos no Yearbook Risco Vascular do próximo ano.


Membros do NEPRV: Rodrigo Leão, Pedro Von Hafe, Francisca Abecassis, Patrícia Vasconcelos, Francisco Araújo, Vitória Cunha, Pereira de Moura, Patrícia Mendes e Rogério Ferreira.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda