Cepheid Talks

Insuficiência cardíaca: «Exercício no Parque» alerta para a importância da prevenção e reabilitação

Durante a manhã do dia 29 de maio a Sociedade Portuguesa de Cardiologia vai organizar, através do Grupo de Estudo de Fisiopatologia do Esforço e Reabilitação Cardíaca (GEFERC), coordenado por Ana Abreu, mais uma edição da iniciativa "Exercício no Parque". 

Sob o lema "Prevenir e reabilitar o doente cardíaco", o evento realiza-se em Lisboa, no Parque das Conchas, no Lumiar. O ponto de encontro é junto ao restaurante Conchas, às 09h45.



Além de assinalar o Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca, o objetivo da ação passa por sensibilizar a população para a insuficiência cardíaca, dando enfoque à importância da prevenção, ao diagnóstico precoce e à orientação atempada dos doentes.

Ao longo dos últimos anos, a atividade tem incluido, nomeadamente, uma caminhada, ginástica, dança, rastreios e entrega de folhetos, contando com equipas profissionais de Reabilitação Cardíaca e doentes dos vários centros de Lisboa, acompanhados de familiares e amigos.


Miguel Mendes, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, e Ana Abreu.

Podem ser consultadas mais fotos de uma edição de "Exercício no Parque" aqui.

Apenas 8% dos doentes com enfarte fazem reabilitação cardíaca



Em Portugal, apenas 8% dos doentes com enfarte fazem reabilitação cardíaca, uma realidade que, segundo Ana Abreu, deveria ser alterada, “de modo a atingirmos números mais próximos dos de outros países, como por exemplo a Alemanha, em que mais de metade dos doentes é reabilitada”. 

A cardiologista falou à Just News no âmbito da reunião conjunta que o GEFERC promoveu este ano, em Setúbal, com o Grupo de Estudo de Risco Cardiovascular (GERC), que integram a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC).

Para prosseguir essa meta, Ana Abreu defende que, entre outros aspetos, é necessário que “os políticos entendam a importância da reabilitação cardíaca”, sendo preciso “continuar a manter a divulgação e o incentivo à prática do exercício físico e apostar em trabalhar o aspeto educacional”.







seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda