KRKA

Infarmed passa a divulgar estatísticas dos tratamentos da hepatite C e anuncia que 107 doentes foram curados

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde acaba de anunciar que inicia hoje, no seu site, a publicação de uma página com as estatísticas relativas ao Programa da hepatite C.

Em comunicado, é explicado que esta publicação "insere-se na política de transparência que preside ao Programa e visa dar resposta aos pedidos dos profissionais de saúde e dos media acerca da evolução dos tratamentos realizados".

A informação, atualizada diariamente, pode ser consultada no website do Infarmed, no qual também está alojado o Portal da Hepatite C, em que os profissionais de saúde credenciados requisitam os medicamentos e registam, de forma anónima, a evolução de cada doente.

De acordo com os dados divulgados, ao abrigo do Programa da hepatite C foram iniciados, até ao momento, 4060 tratamentos. Após a necessária análise virológica efetuada 12 semanas depois do fim do tratamento, constatou-se que 107 doentes estavam curados, enquanto 2 deram resultado negativo.

O programa para o tratamento da hepatite C foi anunciado pelo Ministro da Saúde, Paulo Moita de Macedo, em 6 de fevereiro, após meses de negociações entre o Infarmed e a indústria farmacêutica.

A parceria estabelecida prevê o pagamento por doente tratado, e não por embalagem dispensada, e contempla todos os cerca de 13 mil doentes de hepatite C inscritos no Serviço Nacional de Saúde.

Trata-se de um programa estruturante de saúde pública, "sendo o único no mundo dirigido à totalidade dos doentes e a prever a eliminação da doença", é sublinhado no comunicado do Infarmed.

A monitorização dos tratamentos, bem como outras informações, está acessível aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda