Cepheid Talks

Hospital de Bragança vai ter novo Bloco Operatório, Laboratório de Análises e Central de Esterilização

A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) acaba de anunciar que o Hospital de Bragança vai ser alvo de um investimento no valor de 2,2 M€, que contempla a construção de um novo edifício, onde ficarão localizadas as valências de Bloco Operatório, Central de Esterilização e Laboratório de Patologia Clínica. 

O projeto foi submetido pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste a uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, entretanto aprovada pela respetiva Comissão Diretiva, com um financiamento comunitário atribuído de um milhão e meio de euros. A restante verba necessária à concretização do empreendimento provirá do reforço do capital social da ULS Nordeste, no valor de 1,2 M€, que já está disponível para esse fim. Neste momento encontra-se em preparação o concurso internacional a ser lançado para a realização da obra.


Bloco Operatório duplica área


Segundo a ULSNE, será construído de raiz um edifício com 4 pisos e uma área total de 711m2, fazendo a interligação entre o edifício principal do Hospital e o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, ao qual dará um apoio fundamental.

O novo Bloco Operatório, localizado no 2.º piso, beneficiará da remodelação do atual, passando a dispor de 3 salas de operações (duas destinadas a cirurgia programada e uma para cirurgias urgentes), 2 salas de indução (anestesia), zona de recobro com 6 camas e diversos espaços de apoio. A área do Bloco mais do que duplicará relativamente ao que neste momento funciona, possibilitando "uma maior capacidade de resposta, organização, conforto e segurança na prestação de cuidados ao doente cirúrgico".


No piso -1 ficará localizada a também nova Central de Esterilização, com circuitos totalmente independentes de transporte de materiais, assim como de circulação de pessoas, garantindo toda a segurança imprescindível nos procedimentos deste foro.




Moderno Laboratório de Análises


No rés-do-chão do edifício a construir funcionará aquela que é "uma antiga aspiração quer dos utentes quer dos profissionais de saúde: um moderno posto de colheita para análises, com 4 salas de recolha e uma ampla sala de espera, com 60m2", indica a ULSNE.


Os laboratórios propriamente ditos – de microbiologia, bioquímica, imunologia, hematologia e imunohemoterapia – funcionarão no piso superior, o 3.º, onde serão operacionalizados todos os exames de Patologia Clínica.


A ULS do Nordeste está assim "deveras expectante com o início dos trabalhos de edificação deste projeto, que representam um dos maiores e mais ambicionados investimentos desta entidade".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda