Gestão da dor crónica: «O intuito é ajudar os nossos utentes a ter qualidade de vida»

É já no próximo mês que se realiza a 2.ª edição das Jornadas Médicas de Internos do Estuário do Tejo (JoIn - ET). Carolina García Restrepo, da Comissão Organizadora, adianta que a gestão da dor crónica, um dos temas em debate, tem suscitado bastante interesse. Não é por acaso.


Em declarações à Just News, explica que, antes de mais, "com a tendência atual do envelhecimento da população, as queixas álgicas representam um dos motivos de consulta mais prevalentes".

E qual deve ser o papel do médico de família? "O intuito é capacitar para ajudar, na consulta, os nossos utentes a ter qualidade de vida com a implementação de terapêuticas medicamentosas e não medicamentosas para o controlo da dor."


Carolina García Restrepo em consulta com uma utente especial, a sua filha

O workshop "Gestão da dor crónica", que se realiza no primeiro dia do evento, ganha ainda mais destaque pelo facto da ULS Estuário do Tejo, "especificamente nos Cuidados de Saúde Primários, contar com uma equipa de especialistas diferenciados na área dos Cuidados Paliativos e Gestão da Dor Crónica", como salienta Carolina García Restrepo, que integra o Departamento Científico e a organização dos workshops.

A experiência da gestão da dor crónica na ULS Estuário do Tejo será precisamente partilhada por Mariana Mira, coordenadora médica na Equipa Comunitária Cuidados Paliativos.


Elementos da Comissão Organizadora (da esq. para a dta.): Em cima - Mariana Santos, Cláudia Mourato Silva, Carolina García e Maria Inês M. Marques. Em baixo - Paulo Gonçalves e José Rosário

"Sentimos um enorme entusiasmo e orgulho"

Agendada para dias 23 e 24 de maio, esta será a 2.ª edição de JoIn-ET, mas pode-se dizer que o projeto foi já uma aposta ganha. Para Carolina García Restrepo, não há dúvida de que veio preencher uma lacuna formativa na região e contribuir para uma MGF mais dinâmica.

A médica interna do 4.º ano de Medicina Geral e Familiar da USF Villa Longa lembra que "a ideia da organização das Jornadas de Internos do Estuário Tejo surgiu do 55.º grupo de Internos de MGF do Estuário do Tejo (atualmente recém-especialistas) com o intuito de colmatar a falta de eventos académicos e científicos de maior dimensão na nossa zona".

A partir da realização das 1.as Jornadas, "foi definido que, a cada ano, o grupo de internos de 4º ano de Medicina Geral e Familiar assume a responsabilidade da organização das jornadas, contando sempre com a participação dos restantes internos, o que facilita a organização e divisão de tarefas.

E faz questão de sublinhar: "Sentimos um enorme entusiasmo e orgulho por poder organizar este evento e pretendemos que seja alvo de reconhecimento para os futuros internos de Medicina Geral e Familiar da ULS Estuário do Tejo."



Debater a "reforma na saúde" com uma administradora hospitalar

Entre outros temas que serão discutidos nas jornadas, a última mesa-redonda dedicada à "MGF fora da caixa", permite a abordagem de assuntos menos habituais, de que é um bom exemplo a “Reforma na Saúde”, que terá como oradora Teresa Luciano, presidente do Conselho de Administração da ULS Almada Seixal.

Carolina García Restrepo esclarece como surgiu a ideia do tema: "No início de 2024, os Cuidados de Saúde Primários passaram a ser geridos pelas Unidades Locais de Saúde, tendo sido uma grande mudança, com alguns procedimentos ainda a serem delineados; pelo que consideramos que é um tema de grande interesse para a comunidade médica."

Quanto à ideia de convidar a responsável pela ULS Almada-Seixal, "surgiu da minha prática clínica, pois trabalhei com a Dra. Teresa Luciano no Centro de Saúde das Caldas de Rainha, enquanto desempenhava funções como directora executiva do ACES Oeste Norte. E, claro, por se tratar de uma profissional com uma vasta experiência quer na Gestão dos Cuidados de Saúde Primários, quer na Gestão dos Cuidados de Saúde Hospitalares"

Um convite que foi recebido com "grande entusiasmo" por parte de Teresa Luciano, que "mostrou total disponibilidade para participar nas nossas jornadas". 



Inscrições acessíveis a outros profissionais

De participação gratuita, evento, que decorrerá no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos, será também transmitido online, pois "facilita o acesso à formação a colegas de várias regiões. Na verdade, temos já colegas inscritos também das regiões Norte, Centro e da Madeira"

"Acreditamos que uma das melhores formas de desenvolver a prática clínica seja a partilha de conhecimentos e experiências de todos os médicos internos e especialistas do País", afirma Carolina García Restrepo, salientando que "as inscrições nas Jornadas também estão acessíveis a outros profissionais de saúde". 

E acrescenta: "A nossa especialidade, Medicina Geral e Familiar, abrange conhecimentos básicos de todas as especialidades médicas, pelo que pretendemos realizar um evento inclusivo e de partilha de conhecimentos e experiências com outros colegas."

O programa preliminar pode ser consultado aqui.

A inscrição pode ser efetuada aqui.


Email: join.estuariodotejo@gmail.com 
Mais informações aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda