KRKA

Encontro de Psiquiatra dedicado ao «internamento de longa duração na atualidade»

A Casa de Saúde da Idanha, uma unidade das Irmãs Hospitaleiras, localizada em Belas, vai organizar o seu I Encontro de Psiquiatria em meados do próximo mês.

De acordo com a Comissão Organizadora, o evento visa promover o debate e a reflexão sobre "a importância de diferentes cuidados em saúde mental, adequados às diferentes necessidades, sendo que o recurso ao longo internamento surge na atualidade de forma próxima, integrada e aberta à comunidade". É ainda sublinhado que "muito há a fazer na luta contra o estigma".

Além de profissionais da Casa de Saúde da Idanha, estarão presentes no Encontro especialistas de algumas unidades hospitalares, como é o caso dos hospitais Prof. Dr. Fernando Fonseca, Beatriz Ângelo e Garcia da Horta, que partilharão as suas experiências sobre a indicação clínica do internamento de longa duração.

"Tratamento, reabilitação, capacitação e direitos do internamento de longa duração" e "Perspetiva das famílias e dos utentes" são outros temas em debate na reunião, estando já confirmada nesta última sessão a presença de  Joaquina Castelão, presidente da Familiarmente - Federação das Associações das Famílias de Pessoas com Experiência de Doença Mental.

Apresentada em maio do ano passado, a Familiarmente é constituída por associações de várias regiões do país e tem, como principal objetivo, "a defesa dos direitos das famílias de pessoas com experiência de doença mental, bem como promover e pronunciar-se sobre medidas que visem o apoio e acompanhamento das famílias e das pessoas com experiência de doença mental".



Promover a investigação

Com o propósito "estimular a investigação científica nas áreas da Psiquiatria, nomeadamente entre os mais jovens", a Casa de Saúde da Idanha pretende atribuir um prémio para o melhor trabalho apresentado sob a forma de poster no I Encontro de Psiquiatria. O prémio, patrocinado pela Lundbeck, tem o valor de 250€, sendo que os resumos deverão ser enviados até dia 23 de setembro para sec.enf.csi@irmashospitaleiras.pt.

Casa de Saúde da Idanha

Fundada em 1894 por S. Bento Menni, a Casa de Saúde da Idanha é o primeiro Centro Assistencial da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Tem como objetivos "a prestação de cuidados diferenciados e humanizados em saúde, sobretudo em saúde mental e psiquiatria, de acordo com as melhores práticas clínicas, com qualidade e eficiência, respeito pela individualidade e sensibilidade do utente, numa visão humanista e integral da pessoa".


Para mais informações:
Secretariado - Carmo Barbeira
sec.enf.csi@irmashospitaleiras.pt
Tel.: 214339400 | Fax: 214316616




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda