KRKA

Doenças do fígado: «NEDF quer incentivar projetos de investigação»

O plano de atividades do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para 2017 já está definido. Arsénio Santos, que assumiu a coordenação do secretariado do NEDF nas X Jornadas do Núcleo, que tiveram lugar no passado mês de outubro, revela o que está marcado.

Em entrevista à Just News, Arsénio Santos começa por anunciar que a próxima reunião anual do núcleo (XI Jornadas) terá lugar em Viana do Castelo, nos dias 6 e 7 de outubro, sob a presidência de Alfredo Pinto.

O novo coordenador do NEDF, que sucedeu a Maria de Jesus Banza no cargo, frisa que um dos principais objetivos desta reunião (e de outras que venham a ser organizadas) é continuar a ser “ponto de encontro” dos internistas que se interessam pelas doenças hepáticas, onde os mesmos podem partilhar as suas experiências e discutir os problemas comuns.

O internista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra recorda que o NEDF nasceu nos anos 90 do século passado, tendo surgido em resposta à necessidade de congregar os internistas que se dedicam de forma particular às doenças do fígado. Contudo, “após alguns anos de letargia”, só a partir de 2005 adquiriu uma nova dinâmica, traduzida, entre outras iniciativas, pela organização da sua reunião anual.

Outro dos projetos do NEDF para 2017 é a reorganização interna do núcleo, prevendo-se a aprovação do seu regulamento, a realização de uma campanha de dinamização da inscrição de novos membros e a criação de um novo logotipo.

O NEDF irá também organizar um curso de formação sobre o tema “Cirrose hepática e suas complicações”, a decorrer no centro de formação da SPMI, que terá lugar a 5 e 6 de maio de 2016.

Destaque ainda para a participação do núcleo, em colaboração com a SPMI, na Festa da Saúde, que decorre em junho, bem como a promoção a nível regional de reuniões para discussão informal de casos clínicos (locais e datas a agendar).

Arsénio Santos frisa que os membros do atual secretariado estão disponíveis e motivados para levar a cabo todas estas tarefas, mas, aponta, “o sucesso só será possível com o empenho e trabalho ativo de todos os membros do NEDF”.

 

NEDF quer reforçar a sua ação e capacidade de intervenção


De acordo com Arsénio Santos, um dos objetivos do atual secretariado do NEDF é reforçar a ação e a capacidade de intervenção do núcleo, criando condições para apoiar todos os internistas que, em qualquer ponto do país, pretendam aperfeiçoar a prática clínica no domínio da Hepatologia.


Outras das metas é assumir, no seio da SPMI, a tarefa da formação no âmbito da patologia hepática, de todos os internos de Medicina Interna e dos internistas que desejem aprofundar os seus conhecimentos nesta área.


Por outro lado, segundo Arsénio Santos, “o NEDF quer incentivar e apoiar propostas de projetos de investigação, nomeadamente clínica e epidemiológica, que possam ser postos em prática por internistas de diferentes centros, trabalhando em conjunto”.


O atual secretariado tem ainda como aspiração o reforço e a colaboração com outros núcleos de estudo da SPMI, com outras organizações ou grupos que desenvolvam atividade no campo das doenças hepáticas e com associações de doentes.


Propõe-se também a intervir na sociedade para promoção da saúde e divulgação de informação relevante sobre doenças hepáticas, bem como a emitir parecer ou opinião na área das doenças do fígado, por solicitação de entidades oficiais ou quando se justificar a intervenção pública na comunicação social.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda