Cepheid Talks

«Diabetes em Movimento» vai ser implantado em Rio Maior

Em janeiro de 2017 arrancam as atividades do "Diabetes em Movimento" em Rio Maior. Amanhã, segunda-feira, realiza-se a assinatura do protocolo de cooperação institucional entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), responsável por este programa de intervenção comunitária, o Instituto Politécnico de Santarém, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o Hospital Distrital de Santarém e a Câmara Municipal de Rio Maior.

A assinatura deste protocolo terá lugar no âmbito das comemorações do 19.º aniversário da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O evento, que tem início às 14h00, contempla a realização de uma conferência intitulada: "Da crescente profissionalização no desporto à (des)necessidade de regulação profissional", a cargo de Alexandre Mestre, ex-secretário de Estado do Desporto e da Juventude, assim como a entrega de certificados aos melhores alunos e entrega de lembranças aos funcionários pelos 10 e 15 anos de serviço.



Este programa de intervenção comunitária, desenvolvido pela UTAD, visa "contribuir ativamente para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população com diabetes", tendo sido "desenvolvido e testado" na Covilhã entre 2011 e 2013, no âmbito de uma parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI), a Câmara Municipal da Covilhã, e o Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB).



A partir de 2014 o programa funciona também em Vila Real, desta vez desenvolvido em conjunto com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro I – Marão e Douro Norte, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e a Câmara Municipal de Vila Real (CMVR).

Mais tarde, em outubro de 2016, o "Diabetes em Movimento" foi implementado na cidade da Maia, tendo a  UTAD estabelecido parcerias com o ISMAI – Instituto Universitário da Maia e o ACES Grande Porto III – Maia/Valongo, e em Évora, com o apoio da Universidade de Évora e o ACES Alentejo Central.


Romeu Mendes.

Na assinatura do protocolo, que se realiza amanhã, o programa "Diabetes em Movimento" estará representado pelo seu diretor-geral e representante em Portugal da European Lifestyle Medicine Organization, Romeu Mendes, médico interno em Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Douro I - Marão e Douro Norte, docente no Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da UTAD e investigador no CIDESD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. 


Mais informações sobre o Programa: www.diabetesemmovimento.com 





Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda