Cepheid Talks

Cuidados Paliativos: intervenção da Medicina Familiar no luto e na esperança. Jornadas online.

Dias 6, 8 e 10 de outubro de 2020 realizam-se, em formato online, as 2.as Jornadas do Grupo de Estudos em Cuidados Paliativos (GEsPal) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).

Dirigida a médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, a iniciativa inclui as mesas "Cidades Compassivas", "Quando o isolamento é imposto: implicações no luto em Cuidados Paliativos" e "Esperança e Espiritualidade".

Premiar a criatividade artística no âmbito dos cuidados paliativos

Além de se realizarem pela primeira vez em formato digital, as Jornadas ficam também marcadas pelo arranque do 1º Concurso de Fotografia Digital do GEsPal. A ação tem por objetivo "estimular o gosto pela fotografia, como forma de arte através da qual se promove a divulgação e o estudo dos Cuidados Paliativos, reconhecendo e premiando a criatividade artística dos profissionais de saúde que se dedicam a estes cuidados".

De acordo com o Regulamento, o júri será constituído por Célia Silva, Marta Guedes, Nádia Marinho, (elementos do GESPal) e Carlos Frazão (médico de família na USF João Semana), que selecionarão 3 fotografias. 

O vencedor do 1.º prémio terá acesso a uma inscrição no 38º Encontro Nacional de MGF (março de 2021), o 2.º prémio consiste numa inscrição no X Congresso Nacional de Cuidados Paliativos | I Congresso Internacional da APCP (setembro de 2021). O vencedor do 3.º prémio recebe o livro "Controlo de Sintomas no Cancro Avançado", de José António Saraiva Ferraz Gonçalves. Ed. Coisas de Ler.



"Luto em Cuidados Paliativos"


A sessão "Quando o isolamento é imposto: implicações no luto em Cuidados Paliativos" conta com a moderação da coordenadora do GEsPal, Helena Beça, especialista em Medicina Geral e Familiar, mestre em Cuidados Paliativos e elemento da Comissão de Ética para a Saúde da ARS Norte.

Nesta mesa redonda participam Amélia Matos, enfermeira chefe da Unidade de Medicina Paliativa e adjunta da enfermeira diretora do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), e Alexandra Coelho, psicóloga da Unidade de Medicina Paliativa do CHULN e terapeuta de luto pela Sociedade Portuguesa de Estudos e Intervenção no Luto.

O programa pode ser consultado aqui.
A inscrição pode ser efetuada aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda