KRKA

Cuidados paliativos: depois da musicoterapia, ULS do Nordeste disponibiliza sessões cinematográficas aos doentes

A Unidade de Cuidados Paliativos de Macedo de Cavaleiros, integrada no Departamento de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, disponibiliza, a partir de agora, sessões cinematográficas aos doentes ali internados. O objetivo desta iniciativa é "dinamizar o seu dia-a-dia, através da projeção de conteúdos selecionados propositadamente para estes utentes, como cinema português das décadas de 50 a 80 e documentários históricos".

A ULS do Nordeste adianta que "procurou-se ir ainda mais longe", explicando que o equipamento técnico utilizado para a emissão destes filmes "é também utilizado noutras vertentes, que vão desde o simples entretenimento áudio até à realização de vídeo-chamadas entre os doentes e familiares que se encontram distantes".

Depois das sessões de musicoterapia iniciadas nesta Unidade, em 2015, em parceria com o Departamento de Educação Musical do Instituto Politécnico de Bragança, este é considerado "mais um importante passo no sentido da humanização dos cuidados de saúde prestados a doentes em fim de vida, de forma integrada, nas suas vertentes física, psicológica, espiritual e social, promovendo uma melhoria qualitativa no seu bem-estar".



A funcionar desde 2009, a Unidade de Cuidados Paliativos da ULS Nordeste dispõe atualmente de 17 camas de internamento e de uma "qualificada equipa multidisciplinar de profissionais que, para além da gestão clínica dos doentes e do apoio prestado às suas famílias, promove o seu bem-estar e qualidade de vida". As ações desenvolvidas pretendem ajudar a "estimular um quotidiano mais ativo" e, por outro lado, pretendem “´trazer para o interior` da Unidade aquilo que de bom oferece a sociedade".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda