KRKA

Planeamento familiar: David Rebelo homenageado pelo seu papel na promoção da contraceção

Ginecologistas e obstetras debateram as opções contracetivas das mulheres com determinadas patologias e elevado risco de gravidez indesejada na 6.ª Reunião Nacional da Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC). Teresa Bombas, presidente da SPDC, relembrou que esta foi mais uma reunião para se rever o Consenso da Contraceção, que deverá ser publicado até dezembro. O evento decorreu na Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra.



Teresa Bombas frisou que “é falso que haja mulheres sem opções contracetivas”, pois “existem, atualmente, várias”. O que é necessário é um melhor aconselhamento, principalmente quando devem ser evitados os métodos hormonais. “É o caso do cancro da mama”, apontou a responsável.

Mas o risco não se cinge apenas a determinadas doenças. Na reunião foram ainda debatidos os métodos mais adequados para mulheres que sofrem de cefaleias e enxaquecas ou a interação medicamentosa quando a mulher toma antiepiléticos, antidepressivos e neuroléticos, entre outros.

Homenagem ao primeiro presidente da Sociedade Portuguesa da Contracepção 


Teresa Bombas e David Rebelo.

Além do debate em torno das muitas questões que vão estar assentes no Consenso da Contraceção, a reunião iniciou-se com uma homenagem a David Rebelo. O ginecologista e obstetra foi o primeiro presidente da SPDC e uma das figuras que mais se destacou, principalmente em Coimbra, pela importância que deu à contraceção no âmbito do planeamento familiar e na promoção da qualidade de vida da mulher.

Quem proferiu o discurso de homenagem, relembrando o papel de David Rebelo na SPDC, foi Teresa Fernandes, também ginecologista e obstetra e uma das figuras que, juntamente com aquele médico, lutou para que Portugal desse mais atenção à contraceção.

O homenageado agradeceu, mas fez questão de referir que todo o sucesso da SPDC também se deve a quem o acompanhou, como à própria Teresa Sousa Fernandes e Teresa Bombas.



Na mesa da sessão de abertura, além de Teresa Bombas e de David Rebelo, estiveram também presentes Teresa Almeida Santos, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR), Daniel Pereira da Silva, presidente da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG), e Fernanda Águas, presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG).




David Rebelo, Teresa Fernandes, Teresa Almeida Santos, Teresa Bombas e Daniel Pereira da Silva.






seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda