KRKA

Conselho Nacional de Saúde: uma «missão entusiasmante e desafiante» para Maria do Céu Machado

Promover o debate alargado de todos os intervenientes na Saúde, principalmente dos doentes, é o objetivo do Conselho Nacional de Saúde, aprovado em Conselho de Ministros extraordinário no dia em que se assinalou o aniversário do Serviço Nacional de Saúde. Maria do Céu Machado, vice-presidente, falou à Just News desta “missão entusiasmante e desafiante”.

Sublinhando a importância do Conselho Nacional de Saúde pela possibilidade de “reunir num único documento a posição dos vários intervenientes em saúde”, Maria do Céu Machado relembrou que este tipo de conselho já existe na área da Educação e é prática comum na maioria dos países desenvolvidos.

O Conselho Nacional de Saúde está no início, mas prevê-se, desde já, a criação de comissões sempre que se considere necessário, até porque “o nosso papel não é apenas reagir às políticas de saúde, mas também propor”.



Maria do Céu Machado é pediatra e diretora do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria (CHLN), além de ser professora de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e vice-presidente da Academia Portuguesa de Medicina, tendo sido também Alta Comissária da Saúde (2006-2011).

Como presidente do Conselho Nacional de Saúde foi nomeado Jorge Simões, professor catedrático convidado no IHMT e professor catedrático convidado com agregação na Universidade de Aveiro. Foi ainda presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora da Saúde (2010-2016) e, em 2009/2010, um dos dois coordenadores nacionais do novo Plano Nacional de Saúde. Além de outros cargos nesta área, foi presidente da Comissão para a Sustentabilidade do Financiamento do Serviço Nacional de Saúde (2006-2007).






Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda