KRKA

APDH celebra 10 anos a premiar boas práticas em saúde e a contribuir para «replicar bons projetos»

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) assinalou, na última sexta-feira, o 10.º aniversário do Prémio Boas Práticas em Saúde. Na conferência realizada no auditório do Hospital Pediátrico do CHUC, em Coimbra, Ana Escoval, membro da Direção e mentora da APDH, defendeu a criação de "um repositório que dê mais visibilidade aos premiados e que permita replicar bons projetos em saúde”.



“Com a compilação das boas práticas mais facilmente se consegue que outras instituições possam replicá-las ou retirar algumas ideias, para que se continue a apostar em melhores cuidados de saúde”, referiu à Just News Ana Escoval.

A fundadora da APDH e atual presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Central, mostrou-se “muito satisfeita” com os 10 anos do Prémio Boas Práticas em Saúde. E explicou porquê: “Tem sido uma mais-valia para as equipas que participam e que, independentemente de serem premiadas, veem o seu trabalho reconhecido a nível institucional.”

No seu entender, “esta iniciativa é um exemplo de como, de forma sustentada, se pode apostar na inovação, na equidade e na eficiência em saúde, sem descurar o bem-estar dos doentes”.



Ana Escoval realçou ainda o papel das faculdades – como a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e a Escola Nacional de Saúde Pública –, que têm visto nestas boas práticas “um embrião de projetos para alunos”. Face a este interesse por parte do Ensino, Ana Escoval defendeu um maior envolvimento da Academia Nacional de Medicina de Portugal no Prémio.

Na sessão de abertura do evento intervieram responsáveis de várias instituições que têm parceria com a APDH. No caso da Direção-Geral da Saúde, Alexandre Diniz, do Departamento da Qualidade na Saúde – em representação de Francisco George e da presidente da ACSS, Marta Temido –, relembrou que o Prémio é uma mais-valia para o setor.

“Numa época em que vivemos num contexto social e económico instável, é importante premiar quem aposta na inovação, obtendo melhores resultados a custo menor, sem pôr em causa a qualidade dos cuidados prestados”, disse.

Acrescentou ainda que “o Prémio é uma forma de os profissionais de saúde se poderem inspirar no exemplo de outros colegas que também passam por dificuldades no seu trabalho”.



Para além de Alexandre Diniz, a mesa da sessão de abertura da conferência integrava ainda José Martins Nunes, presidente do Conselho de Administração do CHUC; Margarida Eiras, da Direção da APDH; José Adão, da ARS Norte; Ana Clara Silva, da Direção Regional da Saúde da Madeira; João Batista Soares, presidente da Direção Regional da Saúde dos Açores; Ana Cristina Guerreiro, da ARS Algarve; José Tereso, presidente da ARS Centro, Rosa Valente Matos, presidente da ARS LVT; e José Robalo, presidente da ARS Alentejo.

A 10.ª edição dos Prémio de Boas Práticas em Saúde irá decorrer dia 23 de novembro, no Auditório do Infarmed, em Lisboa.



Na conferência estiveram presentes elementos de seis projetos vencedores:

"Intervenção Precoce no Alentejo", Administração Regional de Saúde do Alentejo - Ano de 2009

Responsável do projeto: Cristina Miranda

Representantes: Cristina Miranda, Dora Pereira (Coordenadora da equipa local de Intervenção Precoce de Grândola), Ana Maria Nunes (Presidente da CERCIGRÂNDOLA, entidade onde funciona a equipa local,) outros elementos da CERCI e da equipa local.



Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva”, do Hospital Garcia de Orta - Ano de 2009

Responsável: Maria José Fonseca (Coordenadora)

Representantes: Maria José Fonseca e José Paulo Monteiro



"Telemedicina - Igualdade de Acesso à Formação e Assistência Médica Diferenciada em Cardiologia Pediátrica e Fetal", Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - Ano de 2008

Responsável: Eduardo Castela (Coordenador)

Representantes: Eduardo Castela e Equipa de Projeto



"Intervenção Inter-Ilhas no diagnóstico, tratamento e prevenção da obesidade infantil", Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada - Ano de 2012

Responsável: Rita Carvalho (Coordenadora)

Representantes: Rui César



"Nutrição Entérica no Ambulatório no Algarve do Hospital de Faro", Centro Hospitalar do Algarve - Ano de 2006

Responsável: Ana Maria Lopes (Coordenadora)

Representantes: Maria Moniz Vidal e Alice Vilhena



"Sistema de logística interna do Hospital Geral de Santo António", Centro Hospitalar do Porto - Ano de 2006 

Responsável: Élia Costa (Coordenadora) e Vogal do CA do CHP

Representantes: Élia Costa, Rui Pedroso e outros elementos da equipa local



Podem ser consultadas mais fotos da Conferência "10 anos a Premiar as Boas Práticas" na Galeria de imagens, aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda