Cepheid Talks

Centro de Reabilitação do Norte organiza I Jornadas de Disfagia

"Neuroanatomia e fisiologia da deglutição" e "Fisiopatologia da disfagia" são os temas das duas conferências que terão lugar durante as I Jornadas de Disfagia do Centro de Reabilitação do Norte (CRN), agendadas para dia 23 de setembro.

Além de duas mesas redondas, o programa contempla, no dia anterior, a realização de workshops sobre "Rastreio em disfagia" e "Estimulação magnética transcraniana no tratamento da disfagia". Mais de uma dúzia de especialistas participam nestas ações de formação. É o caso de Jorge Laíns, diretor de serviço do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC-RP) e presidente da Sociedade Internacional de Medicina Física e de Reabilitação (ISPRM), e de Catarina Aguiar Branco, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação.

Decorrerá ainda uma sessão, que contará, à semelhança dos outros painéis, com a intervenção de vários profissionais que integram as equipas multidisciplinares envolvidas no tratamento da disfagia. Os especialistas do CRN desenvolverão os seguintes temas:

FISIOTERAPIA - Treino dos músculos respiratórios na abordagem da disfagia
TERAPIA DA FALA - Interface na reabilitação da disfagia: técnicas de intervenção direta VS indireta
TERAPIA OCUPACIONAL - Autoeficácia na alimentação do doente com disfagia
PSICOLOGIA - Efeitos psicológicos da disfagia no doente e no cuidador
ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO - Vias alternativas de alimentação na disfagia
NUTRIÇÃO - Dietas modificadas
MFR - Toxina botulínica no tratamento da disfagia

O evento tem o apoio científico da Ordem dos Médicos, Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, Ordem dos Nutricionistas, Sociedade Portuguesa de Terapeutas da Fala e Associação Portuguesa de Fisioterapeutas.




SECRETARIADO:

jornadasdisfagia.crn@scmp.pt 

T. +351 220 901 200

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda